Política

Saiba o que fez Lula não indicar Ricardo Lewandowski como ministro da Justiça no início do governo

Nelson Jr./SCO/STF | Ricardo Stuckert/Instituto Lula
O nome do ex-ministro foi cotado durante a transição de governo  |   Bnews - Divulgação Nelson Jr./SCO/STF | Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 12/12/2023, às 08h31


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, como favorito para assumir o Ministério da Justiça, mas desistiu ainda no período da transição de governo. As informações são da coluna de Bela Megale no jornal O Globo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com a publicação, um dos motivos para que Lula desistisse da indicação de Lewandowski à pasta foi uma possível com a entrada de Sergio Moro no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Caso aceitasse o cargo, o então ministro do STF precisaria deixar a magistratura para ocupar o ministério, como ocorreu com Moro em 2019.

Ainda segundo a colunista, Lewandowski também “tinha ressalvas” sobre assumir a pasta naquele momento. Além disso, ele ainda não havia demonstrado interesse em antecipar a sua aposentadoria, que ocorreu em abril deste ano.

Entre os pontos que embasaram a decisão do STF sobre a parcialidade de Moro na Lava-Jato foi o fato de o ex-juiz ter deixado a magistratura para assumir o Ministério da Justiça no governo Bolsonaro. Segundo a defesa de Lula, Moro teria se beneficiado de decisões que deu, ao impedir o petista disputasse a eleição presidencial de 2018, quando Bolsonaro foi eleito.

Já o atual momento de Lewandowski é considerado diferente por ele e por integrantes do governo, pois o jurista já está aposentado há oito meses do STF, o que diferenciaria o seu caso do de Moro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp