Política

Saiba qual estratégia do bolsonarismo para desviar foco de escândalo das joias

Alan Santos / PR
A 'nova' estratégia já foi utilizada anteriormente pelo ex-presidente Bolsonaro durante a sua gestão  |   Bnews - Divulgação Alan Santos / PR

Publicado em 30/08/2023, às 12h42   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) começou a adotar estratégias para desviar o foco das investigações sobre o caso das jóias. Em um evento realizado em Belo Horizonte, o ex-chefe do executivo federal exaltou o fato de ser contra o aborto, a liberação das drogas e questões de gênero.

Isso tudo porque nesta quinta-feira (31) Bolsonaro irá depor pela quinta vez para a Polícia Federal (PF) sobre o caso das joias e os presentes recebidos durante o seu mandato. De acordo com o deputado federal Rogério Correia (PT), essa foi "uma jogada, uma tentativa de desviar de assunto, fazer uma cortina de fumaça".

O que aconteceu

É notório a adoção das novas estratégias bolsonaristas. A base de Bolsonaro têm falado cada vez mais sobre pautas de costumes enquanto ficam em silência quando o assunto são as investigações contra o ex-presidente. Por outro lado, os aliados de Lula (PT) já perceberam essa estratégia que é 'antiga'. 

"A inclusão de temas de costumes em momentos de crise é uma tática antiga usada pelo bolsonarismo desde as crises da gestão Jair Bolsonaro na Presidência", afirmou o deputado federal Duarte Jr. (PSB).

Apesar disso, ele e outros governistas veem esse cenário com algo positivo. Isso porque é possível obsercar que a sociedade e a imprensa estão 'vacinadas' contra essa repetição dessas ações para desviar o assunto dos inquéritos.

Sem cortina de fumaça

Se a base governista afirma ser uma tentativa de cortina de fumaça, a oposição tem refutado essa tese. Eles tem afirmado que o ressurgimento desses temas não é algo organizado, mas que se tratam de 'bandeiras' levantadas pela base conservadora, algo que sempre estará presente em seus discussos e posicionamentos.

Assista ao Radar BNews da última terça-feira (29):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp