Política

Fenagro: Eduardo Salles defende permanência de Tum na Seagri

Dinaldo Silva/BNews
Progressista sugeriu que parlamentares destinem emendas para realização da Fenagro  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 27/10/2023, às 19h36 - Atualizado às 20h09   Davi Lemos


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Eduardo Salles (PP) saiu nesta sexta-feira (27) em defesa do secretário estadual da Agricultura, Tum (Avante), que sofre processo de "fritura" após o cancelamento da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) por alegada "falta de tempo" para realizar o evento. O progressista apontou, como possível solução para que a Feira volte a ser realizada após quatro anos, que parlamenteres destinem emendas que auxiliem na organização da Fenagro.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

"Não tem necessidade [de troca de secretário]. Tum é uma pessoa capaz, é um agricultor de agricultura irrigada. O que há é uma questão de orçamento.  [Tum] é um secretário capaz de tocar a pasta. Cerca de 30% do PIB da Bahia é da agropecuária, e a [Secretaria da] Agricultura precisa ter um orçamento robustecido", avaliou Salles.

O progressista, porém, defendeu uma reversão da situação. "Já são quatro anos sem a Fenagro. Dois por causa da pandemia, mas eu entendo que ano passado já poderia ter sido feito. Dizer que não houve tempo hábil [para organizar o evento] não é a melhor explicação. O que há é uma dificuldade de orçamento; todo ano é necessário garimpar [recursos] nas secretarias. Mas essa questão financeira precisa ser resolvida", ressaltou Eduardo Salles.

O deputado então sugere que os parlamentares ponham emendas para realizar a Fenagro. "Se cada deputado puser 50 mil, 70 mil ou 100 mil reais em emendas, podemos resolver isso", disse Salles, que afirmou ter feito a sugestão ao líder do governo da Assembleia, Rosemberg Pinto (PT). O deputado do PP comentou ainda que há um prejuízo para os expositores que preparam os animais durante todo o ano.

"É como um desfile. Os produtores dão ração, preparam o animal para a realização de um leilão. Se a venda não é feita, isso representa um prejuízo. Além disso, a Feira é também uma oportunidade de integração entre a cidade e a realidade do campo, é uma possibilidade de interação que não pode ser perdida", avaliou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp