Política

Salvador LAB: Projetos de TCC de universitários em Salvador podem receber premiação em dinheiro; entenda

Foto: Valter Pontes/ Secom
Projeto Salvador LAB tem objetivo de fomentar empreendedorismo na cidade  |   Bnews - Divulgação Foto: Valter Pontes/ Secom

Publicado em 20/03/2023, às 12h24   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Trabalhos de conclusão de curso feito por estudantes da rede universitária de Salvador podem receber premiação em dinheiro. A iniciativa se chama Salvador LAB e foi lançada nesta segunda-feira (20) pela Prefeitura de Salvador, com o objetivo de fomentar a cultura empreendedora na cidade.

O Salvador LAB tem como parceiros a Uniruy, Unifacs, Ufba, Instituto Federal da Bahia (Ifba) e Faculdade Cayru. Os projetos dos estudantes inscritos serão submetidos a uma banca avaliadora, e os que forem selecionados passarão por aceleração em incubadoras de negócios como a Cubos, Senai-Cimatec e Lighthouse.

A iniciativa ainda incentivará a formação de empreendedores a partir de mentorias, oficinas, workshops e editais que serão realizados através de parcerias com universidades e instituições de ensino superior.

“Entendemos que é fundamental desenvolvermos novos vetores para que Salvador tenha crescimento econômico. Isso envolve estímulo à economia criativa, à tecnologia, inovação e ao empreendedorismo. O Salvador LAB vai estabelecer premiações através de editais para transformar os Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos em projetos efetivos, tornando-os realidades", disse Bruno Reis durante o lançamento do Projeto, que aconteceu no auditório da Faculdade de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O Salvador LAB está dividido em três pilares. O primeiro deles é o TCC Empreendedor, que consiste na seleção e inscrição de Trabalhos de Conclusão de Curso, com caráter inovador e empreendedor, transformando estes em projetos concretos de negócios ou startups.

Os demais pilares são: Inovação Aberta, que terá editais específicos para resolução de problemas, cases ou desafios, que podem ser disponibilizados por empresas ou pelo próprio município de Salvador; e o Educação Empreendedora, destinado à elaboração de agenda de atividades nas universidades, tanto presencialmente quanto em ambiente virtual, por meio da realização de palestras, seminários, hackathons, workshops para capacitação e desenvolvimento do potencial empreendedor na cidade.

Qualquer universitário acima de 18 anos pode participar. A inscrição acontece até o dia 10 de abril, no site.

"Há muitas boas ideias e trabalhos que, ao serem realizados, ficam na prateleira por falta de incentivo. Nós, como poder público, em conjunto com a sociedade civil, empresas e universidades, iremos estimular todo esse ecossistema empreendedor”, completou o prefeito.

Bruno Reis explicou que a capital baiana tem no setor de turismo e serviços o carro-chefe para geração de emprego e renda. No entanto, é necessário ampliar a cadeia produtiva incentivando novos nichos para que a cidade dê um salto econômico e diminua desigualdades sociais históricas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp