Política

Secretário-geral do PT manda a real sobre pré-candidatura de Geraldo Júnior

Bnews
De acordo com o secretário-geral, no PT “sempre vai existir opiniões divergentes”.  |   Bnews - Divulgação Bnews

FacebookTwitterWhatsApp

O secretário-geral do Partido dos Trabalhadores (PT) em Salvador, Ademario Costa, falou sobre o fato de uma ala da sigla ser resistente ao nome do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) como pré-candidato à Prefeitura de Salvador pelo grupo de esquerda liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues.

De acordo com Costa, no PT “sempre vai existir opiniões divergentes”. “Você dificilmente vai encontrar no PT uma opinião de 100% de convergência em qualquer questão. O importante é que o partido cumpriu seu rito. A executiva municipal, por consenso, aprovou o apoio à decisão do conselho político do governador de apoiar o companheiro Gerado Júnior para ser nosso candidato a prefeito”, iniciou, em conversa com a imprensa nesta sexta-feira (9).

Depois dessa decisão da executiva, foi chamado um diretório municipal com a instância superior à executiva. Esse diretório, pelo placar de 27 a 3, aprovou a manutenção da posição da executiva e, no futuro próximo, como fizemos no nosso encontro municipal, o encontro vai novamente aprovar a política que foi aprovada na executiva e no diretório municipal”, afirmou.

Na ocasião, secretário-geral destacou que Geraldo já dialogou com a executiva, com o diretório municipal e estadual, com os movimentos de moradia e iniciou um debate também com os movimentos negros, de mulheres, LGBTQIA+ e com a cultura. “E isso tem demonstrado uma capacidade importante de assimilação da pauta da esquerda e de compreensão da nossa forma de fazer política”, disse.

Ele pontuou ainda que o “casamento que nós construímos do Partido de Trabalhadores com o Geraldo como nosso candidato à prefeitura, ele vai se consolidando e vai aumentando a força da participação do PT nessa candidatura”.

Vice

Em relação à escolha do nome para ser a vice de Geraldo Júnior, Ademario Costa afirmou que o PT de Salvador não vai se colocar como um empecilho para a formação de uma chapa. “O Geraldo tem um perfil mais de centro e nós precisamos dessa vice. Na verdade, é o momento de pensar que tipo de personalidade, que tipo de papel e de conteúdo essa vice pode trazer para a chapa”, enfatizou.

Ele defende que seja escolhida uma mulher, negra “e de preferência alguém conectado com os movimentos contemporâneos da juventude de Salvador e com a cultura”.

Questionado sobre um possível nome, ele completou:

Eu prefiro não entrar em nomes, eu prefiro entrar em perfis, porque, na verdade, a candidatura de Geraldo, e o PT não tem problema de admitir isso, é um projeto de governo, e como projeto de governo a vice também vai passar pelo crivo do governo. O que a gente faz é ir emitindo opinião, apresentando opinião para dizer para o governador e para o vice-governador o que a gente sente na cidade”.

É importante pontuar que a principal cotada para assumir a posição é a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, Fabya Reis.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp