Política

Cid Gomes tem entrada no PT cearense barrada; saiba motivo

Agência Senado / Divulgação
Cid Gomes está de saída do PDT  |   Bnews - Divulgação Agência Senado / Divulgação

Publicado em 25/11/2023, às 09h12   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Cid Gomes, que está de saída do PDT após travar uma disputa interna com irmão do ex-governador Ciro Gomes (PDT) enfrenta entraves para se filiar ao PT, sigla tida como o seu destino preferido. As informações são do O GLOBO.

De acordo com o jornal, enquanto o ministro da Educação, o petista Camilo Santana, fez um aceno público a ele, dirigentes e filiados estaduais da legenda afirmam que não há espaço para acomodar todos os aliados do parlamentar.

“Não temos como comportar todo o grupo. São 43 prefeitos e 15 deputados, isso tem repercussão em situações locais. Algumas (lideranças) têm alinhamento, não é dificuldade, mas outras têm contenciosos políticos com lideranças que estão no grupo do senador, então não é uma equação simples, talvez aí seja o gargalo”, disse Antônio Filho, presidente do PT no Ceará, em entrevista ao jornal Diário do Nordeste.

Segundo os dirigentes nacionais do partido, a decisão final cabe ao diretório do Ceará. O líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou, ao O GLOBO, que o assunto está encerrado. “Não existe possibilidade de filiação. Essa conversa está fora”, cravou.

Além disso, o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT) afirmou que uma filiação ao PT também enfrenta resistência no grupo de Cid. “Há muita dificuldade porque não contemplaria todo mundo. Temos prefeitos que, apesar de fazerem parte da base de Elmano (de Freitas, governador), estão em lados opostos ao PT nos municípios no que diz respeito às candidaturas do ano que vem”.

O destino do grupo será decidido em 4 de dezembro, em uma reunião em Fortaleza.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp