Política

Senador aciona TCU para investigar gastos milionários da Funai durante governo Bolsonaro

Jefferson Rudy/Agência Senado
O parlamentar aponta para os elevados gastos com transporte aéreos e alimentação durante a crise em terras yanomamis  |   Bnews - Divulgação Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 02/02/2023, às 19h29   Cadastrado por Daniel Serrano


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) deu entrada a um pedido junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para investigar um valor de R$ 41 milhões do Distrito Sanitário Yanomami com transporte aéreo em 2022, último ano do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O parlamentar cobra ainda a investigação de R$ 3,9 milhões da Funai em Roraima com alimentação no período em que os indígenas morriam de fome.

Os valores estão presentes em uma planilha anexada pelo senador no pedido. Segundo o documento, os voos foram realizados pela empresa Voare e detalha quantas viagens foram feitas e o valor de cada uma durante o ano passado.

Kajuru cobra mais detalhes sobre as viagens, como quais foram esses deslocamentos, datas e horários dos voos, quais profissionais viajaram, que produtos (alimentação, medicamentos) foram levados, etc.

“Há contrastes importantes […] Primeiro é o gasto significativo com gêneros alimentícios por parte da Coordenação Regional da FUNAI em Roraima no ano de 2022, porém os indígenas apresentam desnutrição avançada, alguns estão em estado crítico. As despesas e os fatos são antagônicos”, disse Kajuru. 

“O segundo contraste está no elevadíssimo gasto com serviços de transporte aéreo, porém, de outro lado, os indígenas foram abandonados”, acrescentou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp