Política

Senador do PT aciona o TCU contra cortes de Bolsonaro na saúde

Agência Senado
Segundo o senador, 12 programas essenciais do Sistema Único de Saúde estão prejudicados por conta da suspensão dos recursos  |   Bnews - Divulgação Agência Senado

Publicado em 11/10/2022, às 19h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal de Contas da União (TCU) foi acionado através de uma representação do senador Fabiano Contarato (PT), para que o órgão apure ilegalidades no corte orçamentário no Ministério da Saúde. Segundo ele, 12 programas essenciais do Sistema Único de Saúde estão prejudicados por conta da suspensão dos recursos. 

De acordo com a representação, as perdas no orçamento da Saúde chegam a R$ 3,3 bilhões, sendo que serão afetados principalmente programas que distribuem medicamentos para tratamento de Aids, infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais.

“Ainda que possível pelo administrador, a adoção de limites de empenho para fins de obediência às leis orçamentárias, estes limites não devem permitir a inobservância de preceitos constitucionais, tais como o direito social à saúde e a obrigação da União de financiar o mínimo existencial as pessoas portadoras do vírus HIV”, diz o senador.

Contarato pede ainda responsabilização dos agentes públicos e suspensão do contingenciamento das verbas discricionárias. “O contingenciamento de gastos vai de encontro a políticas públicas que objetivam atendimento para grupos sociais necessitados de assistência médica contínua. É absurda esta ofensa ao princípio constitucional de que a Saúde é direito de todos e dever do Estado”, frisa o senador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp