Política

Senador Marcos do Val renunciará mandato após acusar Bolsonaro de pedir ação golpista

Divulgação/Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos do Val anunciou a renúncia do mandato em sua rede social  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Marcos Oliveira/Agência Senado

Publicado em 02/02/2023, às 08h33   Cadastrado por YB


FacebookTwitterWhatsApp

Eleito em 2018, o senador Marcos do Val anunciou na sua rede social, nesta quinta-feira, que pedirá o afastamento do mandato. As informações são da GloboNews.

De acordo com a publicação, o senador teria decidido pela renúncia após ter conversado com o presidente Bolsonaro no período pós-eleição. Na ocasião, segundo ele, Bolsonaro teria proposto ao parlamentar um golpe de estado.

Ainda durante a conversa com a GloboNews, Marcos do Val relatou que Bolsonaro não queria desmobilizar os acampamentos golpistas, mas, sim, gravar sem autorização alguma conversa que comprometesse o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. Durante a conversa, a proposta era para colocar uma escuta em do Val enquanto estivesse conversando com Alexandre de Moraes e conduzindo o diálogo para dizer que estava ultrapassando as linhas da Constituição, com o objetivo de impedir Lula de assumir a presidência e, consequentemente, prender o presidente do TSE.

Contudo, o senador ressaltou que o então deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) teria verbalizado todo o diálogo, mas Bolsonaro estava na mesma reunião e teria concordado com a proposta.

Marcos disse que pediu para analisar a proposta e responder depois. E logo em seguida, o senador teria relatado tudo para Alexandre de Moraes.

Vale lembrar que do Val tem mandato vigente até 2026.

A renúncia

Publicada ainda de madrugada, do Val disse que tem sido alvo de ofensas enquanto enfrenta problemas recentes de saúde.

"Após quatro anos de dedicação exclusiva como senador pelo Espírito Santo, chegando a sofrer um princípio de infarto, venho através desta, comunicar a todos os capixabas a minha saída definitivamente da política", afirma o post.

"Nos próximos dias, darei entrada no pedido de afastamento do senado e voltarei para a minha carreira nos EUA. Nada existe de grandioso sem paixão. Essa paixão não estou tendo mais em mim", afirma em outro trecho.

A suplente de Marcos do Val no Senado é Rosana Foerst. Até 2021, o nome de Rosana constava como gerente de Benefícios e Transferência de Renda da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Espírito Santo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp