Política

Senador quer acabar com reeleição em cargos do Executivo; saiba detalhes

Wilson Dias / Agência Brasil
Texto será apresentado por um senador durante uma reunião de líderes da 'Casa Alta'  |   Bnews - Divulgação Wilson Dias / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 29/02/2024, às 07h02 - Atualizado às 07h05


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Marcelo Castro (MDB) pretende apresentar, durante a reunião de líderes da ‘Casa Alta’, o texto de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) polêmica. Este é o caso do projeto, que propõe o fim da reeleição em cargos do Executivo. A confirmação de que este assunto será debatido na reunião veio do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Essa apresentação de Castro aos líderes da Casa Legislativa servirá como uma consulta a fim de entender o nível de interesse das bancadas do Senado no projeto. O detalhe é que o parlamentar será o relator desse projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Vamos dar a palavra ao senador Marcelo Castro, relator da minirreforma eleitoral e deve ser também o relator da PEC do fim da reeleição. Todos esses institutos ficarão a cargo dele e farão uma exposição na reunião para que os líderes possam assimilar todos os temas”, afirmou Rodrigo Pacheco.

Além de garantir que este texto deve ser discutido na Casa Legislativa, o gestor do Senado Federal, que é um defensor do tema, destacou também que outros dois projetos também serão prioridade. Estes são os casos dos projetos que “atacam” o Supremo Tribunal Federal (STF). Os dois textos preveem a diminuição do tempo de mandato para os ministros da Suprema Corte e a idade mínima para ingressar no STF.

Em 2023, Pacheco emplacou a PEC que limita as decisões monocráticas dos ministros do Supremo. O texto contou com apoio dos parlamentares da ‘Casa Alta’ e foi aprovado por ampla maioria. Apesar disso, após seguir para a Câmara dos Deputados, o texto ainda não caminhou.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (28):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp