Política

STF está prestes a condenar mais cinco participantes dos atos golpistas

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Com 5 a 0 no plenário virtual, é preciso de mais um voto para confirmar a prisão dos acusados  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 30/09/2023, às 12h55 - Atualizado às 12h55


FacebookTwitterWhatsApp

O Supremo Tribunal Federal (STF) está perto de condenar mais cinco pessoas envolvidas nos atos golpistas do dia 8 de janeiro. Com 5 a 0 no plenário virtual da Corte, é preciso de mais um voto para confirmar a prisão dos acusados em cinco ações penais diferentes.

A acusação usa a mesma linha que levou à condenação dos três primeiros réus do 8 de janeiro. Tanto o trio que já foi condenado  quanto os cinco que estão em julgamento foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por cinco crimes: associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e deterioração de patrimônio tombado.

Em seu voto, o ministro Alexandre de Moraes defendeu penas que variam de 12 a 17 anos para o pagamento de uma indenização no valor de R$ 30 milhões a ser paga por todos os condenados. Em quatro dos casos, Moraes acolheu a denúncia da PGR integralmente. No  último, ele defendeu absolvição pelos crimes de dano qualificado e deterioração de patrimônio por falta de provas.

Os ministros Edson Fachin, Dias Toffoli e Rosa Weber acompanharam o voto de Moraes nos cinco casos. Já o ministro Cristiano Zanin seguiu Moraes com ressalvas.

O STF iniciou na última terça-feira (26) o julgamento das ações em sessão virtual.A previsão é de que os julgamentos sigam até esta segunda (2). Ainda faltam depositar seus votos os ministros Luís Roberto Barroso, Kassio Nunes Marques, André Mendonça, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp