Política

Supremo toma decisão sobre denúncia da Lava-Jato contra Aécio Neves

Agência Senado
Aécio Neves é acuado de receber R$ 65 milhões das empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez  |   Bnews - Divulgação Agência Senado

Publicado em 26/11/2022, às 21h43   Cadastrado por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

O Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão sobre o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) que acusa o deputado federal Aécio Neves (PSDB) de corrupção e lavagem de dinheiro. Por unanimidade, os ministros decidiram rejeitar o pedido.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a denúncia contra o parlamentar havia sido enviada ao STF em abril de 2020. Em agosto passado, a Procuradoria reviu seu posicionamento e se opôs à abertura de ação penal sob o argumento de que a peça se baseou em delações premiadas e que o pacote anticrime, aprovado em 2019 pelo Congresso, proíbe que uma acusação seja recebida pela Justiça apenas com base em delatores.

Ainda segundo a publicação, o pagamento de propina a Aécio teria sido uma "contrapartida pelo exercício de influência em negócios da área de energia desenvolvidos em parceria" com as construtoras, como os projetos do rio Madeira, as usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, em Rondônia. O tucano teria recebido R$ 65 milhões das empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp