Política

Tese orientada por Lewandowski é encontrada em minuta golpista achada com Mauro Cid; entenda

Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Texto de uma tese de doutorado foi citado na minuta golpista  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 05/04/2024, às 14h37


FacebookTwitterWhatsApp

A minuta golpista que trazia um eventual decreto de estado de sítio encontrado pela Polícia Federal (PF) com o tenente-coronel Mauro Cid, cita um conceito usado em uma tese de doutorado na Faculdade de Direito da USP. Tratase do "princípio da moralidade institucional" feito pelo advogado Hamilton Rangel Junior. O detalhe é que essa tese teve a orientação de Ricardo Lewandowski, atual ministro da Justiça do presidente Lula (PT).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com Hamilton Junior, a orientação de Lewandowski ocorreu após alguns problemas com sua orientadora anterior. Segundo ele, o ministro leu a tese e aceitou assumir a orientação daquela tese de doutorado.

O ministro foi muito generoso em aceitar a orientação, e é uma honra ter tido sua chancela", diz Rangel Junior.

Apesar de reencontrar com o conceito, o professor admite que, vê-la sendo usada nessas circunstâncias, foi uma decepção. "Nunca tinha visto uma distorção tão requenguela do que estudamos, e para justificar ideologias totalmente despropositadas". Vale lembrar que o texto do suposto decreto de estado de sítio foi localizado pela PF no celular de Mauro Cid e, posteriormente, na sala usada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na sede do Partido Liberal.

Assista ao Radar BNews da última quinta-feira (4):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp