Política

Tinoco comenta possível federação entre União Brasil e PP; confira

Domingos Junior / BNews
O vereador Claudio Tinoco (União Brasil) conversou com o BNEWS nesta sexta-feira (26)  |   Bnews - Divulgação Domingos Junior / BNews

Publicado em 26/01/2024, às 17h57   Luana Neiva e Davi Lemos


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador de Salvador, Claudio Tinoco (União Brasil), disse, em conversa com o BNEWS nesta sexta-feira (26), esperar que uma federação entre o partido dele e o PP ocorra ainda antes das eleições de outubro deste ano. Para o edil, seria um "teste de unidade entre as siglas", inclusive programática, que também a atenderia a outro anseio que, segundo ele, é da sociedade brasileira: a redução do número de partidos. O vereador citou, por exemplo, que o União Brasil é um exemplo de atendimento dessa tendência - a sigla nasceu da fusão entre DEM e PSL - e recordou ainda que o Republicanos também participa dos diálogos sobre a federação.

"As conversas estão existindo em nível nacional. No caso do União Brasil, conduzidas pelo nosso ex-prefeito e líder aqui na Bahia, ACM Neto. O prefeito Bruno Reis também tem tido uma posição fundamental, representando o União Brasil e, com esse diálogo e acima de tudo com essa perspectiva, mostra que a gente tem contribuído para atender a um anseio que é da própria sociedade brasileira: a redução do número de partidos, criando uma maior identidade nas questões partidárias e políticas no nosso país", comentou Tinoco.

O vereador considera que o momento de diálogo com o Progressistas e com o Republicanos, "que são duas agremiações de grandíssimo porte, com grandes colaborações no país, na Bahia e aqui em Salvador, a gente vê e acompanha - eu que sou membro da Executiva Estadual e Municipal do União Brasil - com muita esperança de que possa ocorrer ainda para 2024, pois a gente faria esse teste de unidade e de identidade, inclusive programática, nas eleições de 6 de outubro". 

O edil considerou que o fato de o PP integrar, ao mesmo tempo, as bases de sustentação de Jerônimo Rodrigues, em nível estadual, e de Bruno Reis, na capital, não traria grandes complicações e que também não vinculam uma posição do PP pró-PT em 2026. "O alinhamento do ponto de vista da composição nas casas legislativas é diferente do posicionamente que pode vir a ter eleitoralmente. Acreditamos que, sobretudo com a figura de Cacá Leão, participando diretamente do governo, ele que é secretário de Governo de Bruno Reis, dando uma grande colaboração na articulação política, na definição da agenda do município e da prefeitura aqui em nossa cidade, essa é a melhor demonstração de que o Progressistas tem um lado político, que é o lado de Bruno Reis aqui em Salvador".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp