Política

TRE-RS mantém, por unanimidade, direitos políticos de Luciano Hang

Divulgação
Os sete desembargadores reconheceram que não houve nenhuma irregularidade na manifestação de Hang sobre as eleições de Santa Rosa (RS)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/05/2022, às 19h51   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Regional Eleitoral de Rio Grande do Sul (TRE-RS) rejeitou,nesta segunda-feira (16), por unanimidade, o pedido feito pela coligação do Partido dos Trabalhadores (PT) e demais partidos de esquerda para tornar inelegível o empresário Luciano Hang.

De acordo com decisão dos sete desembargadores do TRE-RS, não houve nenhuma irregularidade na manifestação de Hang sobre as eleições municipais de Santa Rosa, em 2020, disputada pela coligação. “Só tenho a parabenizar o TRE-RS que salvaguardou, na data de hoje, o direito à livre manifestação do pensamento, ao julgar, por unanimidade, improcedente uma acusação que foi feita contra a minha pessoa”, disse o empresário.

De acordo com ação movida, Hang havia praticado suposto abuso de poder econômico, quando publicou um vídeo em suas redes sociais sobre a burocracia que, por mais de 20 anos, impediu a Havan de fazer investimentos no Rio Grande do Sul. O empresário estava acompanhado do prefeito à época, Alcides Vicini, e do então candidato Anderson Mantei (PP), que foi eleito.


Segundo o o advogado de Hang, Murilo Varasquim, da Leal & Varasquim Advogados, os partidos de esquerda defenderam, na ação, que qualquer empresário poderia ter seus direitos políticos suspensos por expor sua opinião. “Inclusive, seguindo-se essa linha, por exemplo, o fato de Elon Musk ter anunciado que a sede da Tesla foi transferida da Califórnia para o Texas, em razão da indevida intervenção do estado californiano na iniciativa privada, seria razão para suspensão dos direitos políticos do empresário. Nada mais absurdo”, disse em entrevista a Metrópoles.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags