Política

TSE indica segurança em votação feita pela urna eletrônica

Antonio Augusto/Ascom/TSE
Em parceria com a Corte, três universidades nacionais realizaram a pesquisa  |   Bnews - Divulgação Antonio Augusto/Ascom/TSE

Publicado em 26/08/2022, às 12h31   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) comunicou, na última quinta-feira (25), que três universidades comprovaram a segurança da nova urna eletrônica. O instrumento será utilizado no período das eleições de 2022 programadas para ocorrer em outubro, de acordo com informações do portal g1. Em parceria com a corte, a análise foi feita pelas seguintes instituições de ensino: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

As urnas modelo EU 2020 não estiveram em avaliação pelo Teste Público de Segurança (TPS) realizado em maio deste ano. Elas só haviam sido entregues em dezembro de 2021, no momento em que o edital de testagem já tinha sido lançado oficialmente. A princípio, as conclusões diagnosticadas nestes objetos já foram encaminhadas ao tribunal.

Na avaliação do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP), o modelo novo da urna recebeu a resolução de ser responsável por preservar as proteções existentes nas versões anteriores, as quais contavam com hardware de segurança. Por meio deles, um cenário similar de resistência a invasões foi testado. 

Por fim, ainda de acordo com o TSE, nenhum teste de segurança conseguiu alterar o destino e a integridade de uma votação. 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp