Política

TSE mantém multas a Carla Zambelli e Flávio Bolsonaro por fake news nas eleições 2022

Foto: Divulgação
Decisão que mantém multas dos políticos foi do ministro Alexandre de Moraes  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação

Publicado em 18/04/2023, às 23h23   Cadastrado por Luiz San Martin


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Superior Eleitoral manteve as multas à deputada Carla Zambelli (PL-SP) e ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pela propagação de fake news durante as eleições 2022. A decisão foi mantida nesta terça-feira (18), após o TSE rejeitar os recursos de Zambelli e Flávio. A determinação partiu do presidente da Corte, Alexandre de Moraes.

Flávio Bolsonaro foi multado em R$ 15 mil e Carla Zambelli em R$ 30 mil. O material divulgado que acarretou na multa trata-se de um vídeo com conteúdo inverídico sobre o Partido dos Trabalhadores (PT) e o então candidato à Presidência da República nas Eleições Gerais de 2022 Luiz Inácio Lula da Silva.

"Utilização de dados inverídicos a respeito de tema revestido de extrema relevância social, divulgados com a finalidade de, sem base fática, exaltar os feitos da gestão de Jair Bolsonaro e ofender a honra e imagem do candidato adversário”, diz o despacho inicial de Moraes, que foi seguido pelos ministros Ricardo Lewandowski (votou antes de se aposentar), Cármen Lúcia, Sérgio Banhos, Benedito Gonçalves e Carlos Horbach.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp