Política

A um mês da posse de Lula, Bolsonaro tenta extinguir comissão importante

Carolina Antunes/PR
A intenção seria provocar uma tensão entre militares e o futuro Governo Lula  |   Bnews - Divulgação Carolina Antunes/PR

Publicado em 07/12/2022, às 08h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Faltando menos de um mês para a posse do presidente eleito Lula (PT), o presidente Jair Bolsonaro (PL) quer extinguir a Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos (CEMDP). O objetivo seria causar uma tensão entre o futuro presidente Lula (PT) e militares.

Segundo informações do Estadaão, desde julho o presidente já planejava encerrar as atividades da comissão, mas foi adiada após contestação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) e do Ministério Público Federal (MPF).

Na avaliação de interlocutores, o objetivo de Bolsonaro é criar algum tipo de intriga na relação de Lula com os militares. A comissão é responsável por tratar de crimes cometidos durante a ditadura militar, mas após 27 anos de investigação, poucos corpos foram localizados. 

Fundada em 1995 no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a comissão foi o resultado de um acordo entre o ministro da Justiça, Nelson Jobim, e o ministro do Exército, Zenildo Lucena. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp