Política

UPB convoca reunião emergencial para discutir crise financeira de prefeituras

Divulgação/UPB
Mês de agosto registrou queda de 7,95% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)  |   Bnews - Divulgação Divulgação/UPB

Publicado em 08/09/2023, às 16h31 - Atualizado às 16h57   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Após o mês de agosto ter registrado queda de 7,95% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), comparado com o mesmo período do ano anterior, setembro chega dando um susto nos prefeitos e prefeitas, que viram os recursos do fundo despencarem quase 30% no primeiro repasse do mês. O FPM é a principal fonte de receita para cerca de 80% dos municípios baianos.

Diante da crise financeira e da dificuldade das prefeituras em arcar com despesas, a União dos Municípios da Bahia (UPB) convocou uma reunião de emergência nesta segunda-feira (11) para alinhar ações junto ao governo federal e ao Congresso.

No último dia 30 de agosto, prefeituras de 16 estados, entre eles a Bahia, realizaram paralisação de 24 horas para chamar atenção sobre a queda de receitas.

O BNewsapurou que nos dias 3 e 4 de outubro haverá uma grande mobilização dos prefeitos em Brasília. A informação de bastidor junto às prefeituras é de que, se nada for feito até lá, "o couro vai comer" contra o governo federal.

"Tem sido muito difícil para os municípios arcar com folha de pessoal, fornecedores e serviços com as receitas em queda livre. Tudo subiu, a inflação continua alta e as demandas por serviço só crescem. Ou se faz uma ajuda emergencial aos municípios ou chegaremos ao final do ano com o completo caos administrativo", avalia o presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo.

O gestor estendeu o convite para reunião aos presidentes de Associações Municipalistas do Norte e Nordeste, que devem sinalizar por mobilizações conjuntas para pressionar a União e o Congresso Nacional por uma solução.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp