Política

Vereador é investigado em esquema de desvio de verba pública em hospital de Salvador

Dinaldo Silva / BNews
Nesta quarta-feira (14), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) deflagrou a Operação Pandemia que investiga a contratação de entidade fantasma  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 14/12/2022, às 11h09 - Atualizado às 11h30   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Um vereador está entre os investigados em um esquema de desvio de recursos públicos no contrato firmado entre a prefeitura de Salvador e o Hospital Santa Clara, contratado pelo Município, em agosto de 2020, para atendimentos de pacientes com Covid-19.

Nesta quarta-feira (14), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) deflagrou a Operação Pandemia que investiga a contratação de entidade fantasma, sem capacidade técnica ou profissional para a prestação dos serviços, contando, inclusive, com a participação de um vereador de Salvador.

Segundo o MP, as pessoas físicas e jurídicas estão sendo investigadas pelo MP pelas práticas de modificação ou pagamento irregular de contrato administrativo, além dos crimes de peculato, associação criminosa, e lavagem de dinheiro.

Segundo as investigações, a contratação resultou em prejuízo financeiro para a prefeitura e em desassistência à saúde da população, já que valores destinados à aquisição de insumos e medicamentos foram desviados pela entidade contratada, propiciando o enriquecimento de investigados em detrimento da saúde das pessoas atendidas no hospital e dos profissionais que trabalharam no local.

O contrato, estimado em um total de R$ 18,6 milhões, teve por objeto a prestação de serviços de saúde relacionados ao tratamento ambulatorial e à internação durante a pandemia do coronavírus. O Município de Salvador pagou efetivamente para unidade de saúde valor superior a R$ 1,5 milhão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp