Política

Vereador Maurício Trindade se defende após aparecer em operação sobre desvio de verba em Salvador; veja

Reginaldo Ipê/CMS
Maurício Trindade (PP), foi alvo de uma operação do MP sobre desvio de verba em hospital de Salvador  |   Bnews - Divulgação Reginaldo Ipê/CMS

Publicado em 15/12/2022, às 19h38   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Maurício Trindade (PP) se defendeu, nesta quinta-feira (15), após aparecer em uma operação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que investiga desvio de verbas em um hospital de Salvador.

O pepista está entre os alvos em um esquema de desvio de recursos públicos no contrato firmado entre a prefeitura de Salvador e o Hospital Santa Clara, contratado pelo Município, em agosto de 2020, para atendimentos de pacientes com Covid-19.

Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e profissionais de sete investigados, sendo quatro na capital, dois em Lauro de Freitas, três em Feira de Santana e dois em Teixeira de Freitas, na Bahia; dois mandados de busca e apreensão no Município de São João D'Aliança, no estado de Goiás; e um em Brasília. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal Especializada da Comarca de Salvador.

O contrato, estimado em um total de R$ 18,6 milhões, teve por objeto a prestação de serviços de saúde relacionados ao tratamento ambulatorial e à internação durante a pandemia do coronavírus. O Município de Salvador pagou efetivamente para unidade de saúde valor superior a R$ 1,5 milhão.

Segundo o MP, as pessoas físicas e jurídicas estão sendo investigadas pelas práticas de modificação ou pagamento irregular de contrato administrativo, além dos crimes de peculato, associação criminosa, e lavagem de dinheiro.

Ainda conforme as investigações, a contratação resultou em prejuízo financeiro para a prefeitura e em desassistência à saúde da população, já que valores destinados à aquisição de insumos e medicamentos foram desviados pela entidade contratada, propiciando o enriquecimento de investigados em detrimento da saúde das pessoas atendidas no hospital e dos profissionais que trabalharam no local.

Em nota divulgada na noite de hoje, o edil explicou que após constatação, pela Prefeitura, que a entidade gestora do hospital estava tendo dificuldade de gestão devido ao grande aumento dos preços de todos os materiais médicos durante a pandemia, a prefeitura suspendeu o contrato, e contratou uma nova empresa para que realizasse a gestão do hospital e não houvesse descontinuidade do atendimento à população. 

"A prefeitura realizou o pagamento dos serviços realizados e auditados até aquele momento e realizou também o bloqueio do valor da folha de pagamento dos funcionários pra que todos recebessem individualmente seus salários", diz um trecho do comunicado.

Veja a nota na íntegra:

"O vereador Maurício Trindade preside a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Salvador e durante a pandemia de COVID 19 presidiu também a Comissão de Acompanhamento das Ações de Combate ao COVID 19.

As atividades dessas Comissões foram a apresentação de diversas propostas e o acompanhamento das ações da prefeitura nessa área. Participou das ações de escolha das atividades essenciais que não poderiam ser suspensas durante a pandemia, das ações de vacinação, dos atendimentos ambulatoriais e dos locais de internamento, etc.

Assim, acompanhou também a contratação pela prefeitura do Hospital Santa Clara para fornecer internamento aos pacientes de COVID. Logo que foi constatado pela prefeitura que a entidade gestora do hospital estava tendo dificuldade de gestão devido ao grande aumento dos preços de todos os materiais médicos durante a pandemia, a prefeitura suspendeu o contrato, e contratou uma nova empresa para que realizasse a gestão do hospital e não houvesse descontinuidade do atendimento à população. 

A prefeitura realizou o pagamento dos serviços realizados e auditados até aquele momento e realizou também o bloqueio do valor da folha de pagamento dos funcionários pra que todos recebessem individualmente seus salários.

O vereador Maurício Trindade, acredita no importante trabalho das Comissões da Câmara Municipal e da Prefeitura no atendimento à saúde da população e valoriza o acompanhamento pelo Ministério Público do Estado, dessas ações e esclarecimentos por parte de todos participantes destes processos, para que não pairem dúvidas que possam ser usadas indevidamente contra integridade de qualquer pessoa. 

Principalmente o uso político contra quem tem dedicado toda sua vida ao atendimento das pessoas mais necessitadas de nossa cidade".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp