Política

Vereador questiona parceria entre Prefeitura de Salvador e Instituto Daniel Alves; gestão se posiciona

Valter Pontes Secom PMS
Jogador está preso no na Espanha desde a segunda-feira (23), após suspeita de estupro  |   Bnews - Divulgação Valter Pontes Secom PMS

Publicado em 25/01/2023, às 16h18 - Atualizado às 16h22   Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Firmado em março de 2022, o convênio entre a Prefeitura de Salvador e o Instituto Daniel Alves, do jogador Daniel Alves, que está preso na Espanha após suspeita de esturpo, virou alvo de questionamentos por parte de um vereador da capital baiana. 

O convênio assinado é para a gestão do Centro Integrado de Esportes (CEI) Armando Biriba, no bairro de Itapuã. À época, o jogador da Seleção Brasileira relatou que aquele "foi o dia mais importante da vida dele" e ressaltou, baseado na própria experiência pessoal, a importância do sonho e de transformá-lo em realidade.

“Sonhem o quanto quiserem e puderem, mas jamais esqueçam que para realizá-los será preciso ficar no que você quer, abdicar de muita coisa. Precisamos fomentar a preocupação social, nos dedicar e retribuir a oportunidade que um dia nos foi ofertada, e que mudou minha vida”, disse Daniel Alves no dia da assinatura do convênio.

No entanto, diante da prisão preventiva do jogador de futebol e presidente do instituto, a parceria foi questionada pelo vereador Henrique Carballal (PDT), que classifica a continuidade da parceria como um mau exemplo, sendo que o público alvo é formado por crianças e adolescentes.

“Diante de todo o escândalo envolvendo Daniel Alves, acho que o prefeito Bruno Reis deveria desfazer qualquer parceria que envolva o nome do jogador e providenciar um acordo com pessoas dignas, pois quem comete violência contra a mulher não deve ter o seu nome vinculado a nada, muito menos a algo que envolve o esporte e que foi criado com o dinheiro público, carregando um viés completamente oposto ao perfil desse cidadão, pois promove a saúde e a inclusão social de jovens, que precisam de um espelho de vida que realmente transmita bons exemplos, que não é o caso dele, um homem que não respeita as mulheres”, disse o vereador.

O CIE Armindo Biriba atende gratuitamente, por meio da iniciativa municipal, um público com idade entre sete e dezessete anos, oferecendo programas e atividades voltadas, além do esporte, para a promoção de educação, saúde e cidadania.

Com o convênio, o Instituto Dani Alves iria colaborar com a gestão do projeto, mão de obra de professores, auxiliares e administrativos, além de todo suporte necessário para o crescimento dos jovens atletas.

Questionada pelo BNews sobre a continuidade da parceria, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE), afirmou que não pactua com qualquer ato de violência contra a mulher e reforçou que a parceria firmada não onera os cofres públicos do município, mas se dá com a concessão, convênio da gestão esportiva e manutenção do Centro Integrado de Esportes (CIE) Armindo Biriba, em Itapuã. 

“Informações do Instituto atestam que cerca de 600 crianças são atendidas com suas ações que promovem cursos profissionalizantes, prática esportiva, inclusão social e o fortalecimento de vínculos comunitários, beneficiando, também, famílias e adolescentes por meio da realização de atividades diárias, inclusive aos finais de semana, quando o espaço se mantém acessível à população do bairro para a realização de esportes", diz a nota.

"O projeto, como um todo, não oferta apenas aulas de futebol, mas também, basquete e ginástica rítmica, com o objetivo de transformar e capacitar jovens, afastando–os de situações de vulnerabilidade, podendo ainda prospectar novos talentos”, completa a nota da secretaria.

À época da assinatura do convênio, o secretário titular da Sempre era o vereador Kiki Bispo (UB), atualmente líder do governo na Câmara Municipal. Procurado pela reportagem, Kiki ainda não retornou os contatos para falar do assunto. O BNews procurou outros vereadores para comentarem o assunto, mas também não conseguiu contato. 

O BNews trouxe esta semana a informação de que o instituto manifestou o propósito de seguir com as atividades após o jogador ser acusado de agressão sexual e estupro. Em comunicado, o instituto garantiu que manterá suas atividades com "todos os seus valores voltados à família e à construção de um mundo melhor".

Já a Prefeitura de Lauro de Freitas, com quem o instituto também firmou parceria, negou que ligação com o Instituto Daniel Alves, apesar de constar a informação no site oficial da gestão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp