Política

Vereadores de Salvador vão votar alteração do nome do Morro Escravo Miguel; família se manifesta

Reprodução/Google Maps
Proposta busca atender a uma recomendação da Defensoria Pública do Estado da Bahia  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Maps
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 14/03/2024, às 15h31 - Atualizado às 15h35


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB), apresentou o Projeto de Lei nº 42/2024, que visa alterar o nome do Morro Escravo Miguel, localizado no bairro de Ondina, para Morro Rei Miguel de Buría. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A proposta busca atender a uma recomendação da Defensoria Pública do Estado da Bahia, considerando o histórico de escravidão do Brasil e a necessidade de reconhecer a força e a resiliência dos negros brasileiros.

Rei Miguel de Buría, figura histórica destacada pelo projeto, foi um negro escravizado originário de Porto Rico, que liderou uma insurreição contra o domínio espanhol na Venezuela em 1552. Após reunir um grupo de homens libertos, Miguel estabeleceu um reino independente, tornando-se o primeiro rei negro nascido nas Américas. Sua história de resistência e luta contra a opressão é reconhecida pelo Centro de Saberes Africanos, Americanos e Caribenhos da Venezuela.

Em entrevista para a Rádio Metropole, Paulo Valadares, genealogista e primo de Francisco Miguel, afirmou que o nome "Escravo Miguel" era apenas uma brincadeira e que Valadares nunca foi realmente escravo. 

"Ele considerava que trabalhava demais para um homem rico, na época trabalhava para os parentes da Odebrecht. Ele fez uma brincadeira dizendo que era o Escravo Miguel e criou essa história que com o tempo ganhou volume", disse Paulo Valadares, primo de Francisco.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp