Política

VÍDEO: Afonso Florece revela preço total de novo trecho do Metrô de Salvador; saiba quanto

Domingos Junior / BNews
Novo trecho do Metrô de Salvador liga dois dos maiores pontos de movimento popular da capital baiana  |   Bnews - Divulgação Domingos Junior / BNews
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 23/02/2024, às 14h20 - Atualizado às 14h25


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário Afonso Florence (PT), titular da Casa Civil, revelou o valor total previsto para a construção do novo trecho do Metrô de Salvador. Braço direito da gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT), Florence afirmou que essa obra estará no PAC e terá um valor bilionário. Em 2023, o ministro da Casa Civil de Lula (PT), o ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), havia mencionado a quantia de investimentos federais destinados para essa obra.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A extensão do metrô até o Campo Grande, lá para Campo Grande, uma obra subterrânea, está prevista no PAC, é uma previsão de aproximadamente R$ 2 bilhões, tem já projeto em conclusão, porque é projeto executivo, mas sondagem, todos os procedimentos necessários para o projeto executivo ou já foram tomados ou estão sendo concluídos, assim que houver a contratação com o governo federal dos recursos, a obra será iniciada", revelou o secretário.

Sobre o metrô avançar pelo município de Lauro de Freitas, Afonso Florence despistou evoltou a recolocar o foco do governo de Jerônimo Rodrigues (PT) em outros modais. "Veja, tem estudos, mas o nosso foco agora é a ampliação do sistema através do VLT, que está em licitação, obra pública, recurso do governo do Estado, que é da calçada até ilha de São João, que é dentro do município de Simões Filho, uma conexão entre Paripe e Águas Claras, e de Águas Claras até Piatã. Esse VLT terá duas conexões com o metrô, uma em Águas Claras e outra na estação do Bairro da Paz", explicou Florence.

Trem regional

De acordo com o secretário, o governo do Estado da Bahia projeto também a retomada de um modal que ligaria o VLT até Feira de Santana. Apesar disso, de acordo com o titular da Casa Civil da Bahia, este projeto ainda não tem tempo para ser realizado.

Há estudos para a retomada do trem regional, que teria conexão com a estação do VLT em ilha de São João. Então, se der tudo certo, em um tempo ainda não possível de prever, teremos providências para a construção, a retomada, a requalificação de uma linha de trem de Ilha de São João em Simões Filhos, passando por Camaçari, por Simões Filhos, obviamente, por Camaçari, por Pujuca, por Alagoinhas, até Feira de Santana. Há também estudos sendo feitos sobre o sistema ferroviário na Bahia e sobre a metrópole de Feira de Santana, mas ainda são estudos preliminares. [...] Nós incluímos no PAC os estudos para a Fiol ir até Mara Rosa, e não Figueirópolis, como alguém reivindicou, já está posto no PAC os estudos de uma ferrovia ligando a Fiol até a Fico, a ferrovia lá em Mara Rosa", concluiu o secretário.

* Matéria em atualização

Assista ao Radar BNews da última quinta-feira (22):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp