Política

Vídeo: deputado leva livro de Hitler para discurso na Assembleia e é acusado de apologia ao nazismo

Divulgação
Em resposta as críticas, o deputado afirmou que a fala seria "contra o nazismo'  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Letícia Rastelly

por Letícia Rastelly

[email protected]

Publicado em 07/03/2023, às 18h21 - Atualizado às 18h32


FacebookTwitterWhatsApp

Deputado bolsonarista, João Henrique Catan, do PL, segurou e exaltou ideias contidas no livro escrito por Adolf Hitler,  o ”Mein Kampf”’, nesta terça-feira (7), durante sessão da Assembleia Legislativa do MS. O caso gerou revolta em grupos militantes em Campo Grande. 

Com o livro ‘Mein Kampf’, escrito por Adolf Hitler em mãos, o deputado estadual bolsonarista João Henrique Catan (PL), exaltou as ideias do ditador alemão em seu discurso durante uma sessão plenária que acontecia na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, nesta terça-feira (07).

Pela gravação da Assembleia, feita e transmitida pela própria Alems, é possível ver o parlamentar se dirigindo ao presidente da Casa questionado um requerimento que, segundo ele, previa uma transparência do Governo daquele estado.

Entretanto, logo após esse discurso, ele voltou-se a 1933, em Berlim, para justificar uma das atitudes tomadas por Hitler naquele tempo, considerando o fim do parlamento daquela cidade.

Logo após isso e uma breve ‘aula’ sobre Grécia Antiga e reflexos na contemporaneidade o deputado levanta o livro e dispara que o trouxe para o Brasil com certo receio, já que, segundo ele, havia um juiz, à época, mais ditador que Hitler, que teria impedido a comercialização da publicação com a história de um dos maiores genocidas do planeta.

“Senhor presidente, é com a apresentação do ‘Mein Kampf de Hitler, que peço para que esse parlamento se fortaleça, se reconstrua, se reorganize, nos rumos do que foi o parlamento europeu, da Alemanha”, antes de anunciar seu voto favorável ao requerimento.

Desde então, João tem sido alvo de críticas nas redes sociais, onde internautas o acusam de apologia ao nazismo, pedem sua cassação e ainda cadeia para o parlamentar.

Em resposta, em seus stories, o deputado afirmou que a fala seria "contra o nazismo, contra a aniquilação do parlamento por Hitler, contra a cassação dos direitos políticos, contra as estratégias usadas por Hitler para enfraquecer e acabar com o parlamento". Ele também pede que todos vejam a fala final do seu discurso e firma " como podem ser tão repugnantes e nojentos".

hitler

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp