Política

Em vídeo apreendido pela PF, Jair Bolsonaro pede a ex-ministros que disseminem fake news; saiba detalhes

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Pedido de Jair Bolsonaro ocorreu em julho de 2022, semanas antes do início da campanha eleitoral  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 08/02/2024, às 15h44


FacebookTwitterWhatsApp

As investigações da Polícia Federal (PF) indicam que no dia cinco de julho de 2022 a 'alta cúpula' do governo de Jair Messias Bolsonaro (PL) esteve reunida. Esse encontro teria sido realizado com a finalidade de cobrar uma 'conduta ativa na promoção da ilegal desinformação e ataques à Justiça Eleitoral'.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Em um vídeo obtido pela PF, que mostra essa reunião, o ex-presidente confirma que as pesquisas estavam certas e que o atuam presidente venceria as eleições. Logo após a fala de Bolsonaro, Augusto Heleno, ex-chefe do GSI afirma que para 'virar a mesa' teria que ser antes das eleições. Em seguida, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, 'declara guerra ao TSE'.

O vídeo foi encontrato em um computador apreendido na casa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid. Nessa reunião estavam presentes o ex-presidente, Anderson Torres, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Mário Fernandes e Walter Braga Netto. Além de incitar o golpe, essa reunião também ficou marcada por expor a organização do clã bolsonarista que criava estratégias paa deslegistimar a eleição de Lula (PT). O encontro também serviu para tentar criar fake news sobre o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas.

O que tinha no vídeo?

No material apreendido pela PF traz alguns momentos de fala. No início, o ex-presidente Bolsonaro diz que os ministros precisam ajudá-lo na campanha. À época, a campanha para tentar a reeleição se iniciaria em agosto.

E eu tenho falado com os meus 23 ministros. Nós não podemos esperar chegar 23, olhar para trás e falar: o que que nós não fizemos para o Brasil chegar à situação de hoje em dia? Nós temos que nos expor. Cada um de nós. Não podemos esperar que outro façam por nós. Não podemos nos omitir. Nos calar. Nos esconder. Nos acomodar. Eu não posso fazer nada sem vocês. E vocês também patinam sem o Executivo", falou Bolsonaro.

Na sequência, Bolsonaro meio que faz uma intimação e intimidou os ministros presentes na reunião para que eles passem a difundir alguns informações fraudulentas - também conhecidas como Fake News - na tentativa de uma possível reversão da situação eleitoral do período. "Daqui pra frente quero que todo ministro fale o que eu vou falar aqui, e vou mostrar. Se o ministro não quiser falar ele vai vim falar para mim porque que ele não quer falar", afirmou Bolsonaro.

Sem as Fake News Lula venceria as eleições?

Em uma parte do vídeo, Bolsonaro admite que Lula venceria as eleições no primeiro turno. Pouco depois o ex-presidente indica que as pesquisas eleitorais, questionadas posteriormente, estavam corretas. "E a gente vê que o DataFolha continua ... é ... mantendo a posição de 45% e, por vezes, falando que o Lula ganha no primeiro turno. Eu acho que ele ganha, sim. As pesquisas estão exatamente certas. De acordo com os números que estão dentro dos computadores do TSE", disse Bolsonaro.

Fraudes no sistema eleitoral

No mesmo encontro, o ex-presidente Bolsonaro detalha informações sobre a ideia de convocar alguns embaixadores para apontar fraudes no sistema eleitoral brasileiro. "Vou fazer uma reunião quinta-feira com embaixadores, semana que vem com mais, vou convidar autoridades do... do judiciário, para outra reunião, para mostrar o que tá acontecendo", falou de forma exaltada o ex-chefe do executivo brasileiro. Vale lembrar que foi por causa disso e das falsas afirmações contra as urnas eletrônicas, que Bolsonaro ficou inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Assista ao Radar BNews da última terça-feira (6):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp