Política

VÍDEO: Augusto Vasconcelos abre o jogo sobre projeto de lei apresentado na CMS

Domingos Junior / BNews
Fala do vereador Augusto Vasconcelos aconteceu durante sessão na plenária da CMS  |   Bnews - Divulgação Domingos Junior / BNews
Tácio Caldas e Edvaldo Sales

por Tácio Caldas e Edvaldo Sales

[email protected]

Publicado em 12/03/2024, às 17h46


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) abriu o jogo sobre os motivos que o levaram a apresentar um projeto de lei sobre o uso de garrafas plásticas em Salvador. De acordo com o edil, essa ideia pode movimentar a economia da capital baiana de forma sustentável. A fala do parlamentar aconteceu durante sessão na Câmara Municipal do Salvador (CMS), nesta terça-feira (12).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Em um momento de aquecimento global é fundamental que a gente apresente projetos que fortaleçam a sustentabilidade da nossa economia. O Carnaval de Salvador movimenta muito dinheiro e muita gente, no entanto após o término desses grandes eventos o que vimos  é uma imensa sujeira nas praias e na água do mar, principalmente de garrafas plásticas de água mineral. A partir de um relatório encaminhado pela REDEMAR Brasil, que é uma importante organização e em diálogo com outras organizações ambientalistas, apresentamos um projeto de lei para a substituição das águas minerais em plástico pelas águas em lata", destacou o edil.

Segundo Vasconcelos, essa ideia, além de ajudar ao meio ambiente, vai movimentar a economia soteropolitana. "A lata de alumínio tem um potencial de reciclagem muito superior ao plástico e ao vidro, além de ajudar as catadoras e catadores de materiais recicláveis, pois tem um valor de mercado muito maior, de modo que isso ampliaria o alcance da reciclagem desses materiais e dificultaria o descarte inadequado dessas latas nas ruas e muitas vezes na praia, como já acontece", ponderou o parlamentar.

Ainda defendendo o seu projeto, Augusto Vasconcelos detalhou ainda mais os objetivos do projeto. De acordo com ele, essa proposta pode viabilizar uma melhora na distribuição de renda, trazer uma maior sustentabilidade ambiental e valorizará os trabalhadores que atuam na área de recicláveis.

A defesa desse projeto tem por objetivo fortalecer a economia circular, garantir maior distribuição de renda, pois valoriza as catadoras e sustentabilidade ambiental, já que o potencial de reciclagem de uma latinha de alumínio é de cerca de 90% de aproveitamento, o que é um índice muito superior ao plástico e ao vidro. Eu apresentei esse projeto e espero contar com apoio aqui dos parlamentares desta casa para aprovarmos essa matéria tão relevante para Salvador", finalizou o vereador comunista.

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (11):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp