Política

VÍDEO: Deputado rasga o verbo contra secretário de Jerônimo: "pé de sisal ou de abacaxi"; gestor responde

Reprodução/Instagram @marcinhooliveira
Queixa de deputado oposicionista aconteceu durante sessão na ALBA; Tum reagiu  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @marcinhooliveira

Publicado em 14/04/2023, às 18h16   Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Marcinho Oliveira (União Brasil), que faz parte do bloco de oposição ao governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) soltou o verbo contra o secretário estadual de Agricultura, Tum, alegando que o titular da pasta não teria conhecimento suficiente para estar à frente do órgão.

A declaração do parlamentar foi dada durante sessão plenária na Casa Legislativa, na última quarta-feira (12). Em discurso, Marcinho Oliveira chegou a afirmar que Tum não soube diferenciar, durante uma visita a uma comunidade rural no interior da Bahia, um pé de sisal de um pé de abacaxi (veja vídeo abaixo).

"Há tempos nossos agriculotres vem sofrendo pela falta de incentivo do Governo do Estado. O último secretário que se preocupou com o sisal foi o nobre colega Eduardo Salles", iniciou o deputado ao elogiar o colega do PP, que também foi titular da Seagri durante a gestão de Jaques Wagner. Exaltação também foi dirigida ao também legislador Vitor Bonfim (PV), outro secretário estadual de Agricultura, mas na administração Rui Costa.

"Nós podemos ver (...) a falta de preocupação ao atual secretário de Agricultura que, por comentários por lideranças políticas (...), perguntou se um pé de sisal era um pé de abacaxi". Nós precisamos contruir políticas públicas que ajudem o desenvolvimento da nossa região", criticou Marcinho Oliveira, que foi vice-prefeito de Santaluz, município que faz parte da região sisaleira na Bahia.

Procurado pelo BNews, nesta sexta-feira (14), secretário Tum se manifestou através de sua assessoria de imprensa. Em nota (confira na íntegra abaixo), ele classificou como fake news a declaração do deputado estadual e que, por motivos diversos, ainda não pôde cumprir agenda na região citada por Marcinho Oliveira. "A cena narrada pelo deputado não passa de uma fábula, uma irresponsabilidade que parte de um parlamentar que deveria zelar pelo compromisso com a verdade perante o povo baiano".

Em 2022, o então deputado estadual pelo Avante, Tum tentou uma vaga na Câmara dos Deputados. No entanto, recebeu 72.416 votos e terminou na suplência. Do partido, apenas o Pastor Sargento Isidório obteve êxito nas urnas no pleito de outubro do ano passado.

Confira a nota do secretário Tum na íntegra:

"O Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Wallison Tum, classifica como fake news a declaração do deputado estadual Marcinho Oliveira (UB) acerca de uma suposta gafe cometida pelo gestor envolvendo a região sisaleira da Bahia.

Por motivos diversos, o secretário ainda não pôde cumprir agenda naquela região. Dessa forma, a cena narrada pelo deputado não passa de uma fábula, uma irresponsabilidade que parte de um parlamentar que deveria zelar pelo compromisso com a verdade perante o povo baiano.

Nos últimos meses, o secretário tem focado sua gestão na reestruturação interna da Seagri e no planejamento de ações que possam garantir uma participação cada vez mais determinante do estado no desenvolvimento do agronegócio da Bahia".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp