Política

VÍDEO: Lula abre o jogo pela primeira vez sobre a indicação de Zanin ao STF; veja o que ele disse

Antônio Cruz/Agência Brasil
Presidente Lula (PT) comentou sobre o assunto na tarde desta quinta-feira (1º)  |   Bnews - Divulgação Antônio Cruz/Agência Brasil

Publicado em 01/06/2023, às 19h38 - Atualizado às 19h42   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu o jogo, pela primeira vez, sobre a indicação feita por ele do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF), no lugar do ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano (veja vídeo abaixo).

O petista encaminhou o nome do seu advogado pessoal ao Senado, Casa Legislativa a quem caberá referendar Zanin após sabatina - primeiro, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois pelo plenário da Casa. O comunicado foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (1º).

Advogado de Lula desde 2013, Cristiano Zanin ganhou notoriedade pela defesa do agora presidente na Operação Lava Jato. Ademais, segundo o portal Metrópoles, foi autor do pedido de habeas corpus impetrado em 2021 no STF que resultou na anulação das condenações de Lula.

Com a sentença, que reconheceu a incompetência e parcialidade do juiz Sergio Moro, o petista teve os direitos políticos restaurados e ficou apto a concorrer à Presidência da República em 2022.

“Acho que todo mundo esperava que eu indicasse o Zanin”, disse Lula. "Não só pelo papel que teve na minha defesa, mas porque acho que se transformará em um grande ministro da Suprema Corte. Eu conheço as qualidades dele como advogado, qualidades dele como chefe de família e conheço a formação do Zanin. Ele será excepcional ministro, se for aprovado pelo Senado, e acredito que será. E acho que o Brasil vai se orgulhar de ter Zanin como ministro da Suprema Corte”, concluiu o mandatário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp