Política

VÍDEO: Movimento ocupa secretaria estadual em Salvador; entenda manifestação

Divulgação
O Movimento dos Pequenos Agricultores ocupou o prédio de uma secretaria estadual no CAB  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Lula Bonfim

por Lula Bonfim

[email protected]

Publicado em 09/10/2023, às 20h43 - Atualizado em 10/10/2023, às 08h41


FacebookTwitterWhatsApp

O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) ocupou nesta segunda-feira (9) a sede da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Com bandeiras e faixas, os trabalhadores realizaram uma grande manifestação no prédio público.

A ação contou com o apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e faz parte da jornada nacional de lutas do MPA, que possui como pauta principal a batalha por terra, território e soberania alimentar. O foco é nos municípios sertanejos de Casa Nova, Juazeiro e Ponto Novo, no interior do estado.

Em nota, a Seagri a a SDR dizem que vão avaliar a regularização de famílias que ocupam parte do distrito irrigado do município de Ponto Novo.

“Primeiro, precisamos vencer a burocracia para que possamos transferir da Seagri para a SDR a gestão dessas terras em questão. Posteriormente, o Governo da Bahia vai realizar todos os estudos de viabilidade para saber quantos lotes familiares o perímetro suporta, a disponibilidade de água, a necessidade de novos investimentos para que a regularização saia do papel, para que todos possam desenvolver suas atividades a contento”, afirna o titular da Seagri, Wallison Tum, no documento.

De acordo com o movimento, mais de 500 camponeses integram a jornada de luta, que busca ainda a melhoria na infraestrutura dos acampamentos rurais; a regularização fundiária de terras; a reestruturação das comunidades para produção e comercialização de alimentos; o enfrentamento à fome; e a regulamentação do projeto de lei da Agroecologia e Produção Orgânica da Bahia.

Além disso, o MPA também deseja a intermediação da Seagri por uma agenda do grupo junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e ao Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), ambos em Brasília.

A Seagri foi procurada para se manifestar sobre os protestos do MPA, mas não respondeu aos questionamentos até a publicação desta matéria.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp