Política

Zé Cocá responde a acusação pesada de Rui Costa e Luiz Caetano

Renaque Barbosa
Rui Costa e Luiz Caetano acusam Zé Cocá de espalhar fake news sobre obras paradas do governo  |   Bnews - Divulgação Renaque Barbosa

Publicado em 14/07/2022, às 17h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), respondeu a pesada acusação feita pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT) e o secretário estadual de Relações Institucionais, Luiz Caetano.

Os petistas atacaram o ex-aliado afirmando que o pepista estaria espalhando fake news sobre obras paradas do governo. Rui Costa disparou contra opositores dizendo que eles estariam usando documentos falsos para alegar o cancelamento de convênios do governo com prefeituras do interior.

Já segundo o ex-prefeito de Camaçari e ex-deputado federal, o documento o qual Rui se refere é uma planilha falsa indicando supostas obras estaduais canceladas pela gestão estadual. “O presidente da UPB está fazendo fake news no estado dizendo que vários convênios da Conder foram cancelados na Bahia. É mentira", afirmou Caetano.

Por nota (confira na íntegra abaixo), Zé Cocá afirmou que, em momento algum, "a UPB direcionou qualquer comunicado aos municípios, tão pouco divulgou lista ou documento referente ao cancelamento de convênios firmado pelo Governo do Estado, através da Conder, com as prefeituras".

"Causou estranheza as acusações do secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano, que foi presidente da UPB e deveria saber que a nossa entidade preza pela defesa dos interesses dos municípios, de forma apartidária e transparente", diz a nota.

"Por esse motivo, solicitamos inclusive que o nosso corpo técnico se reunisse com a equipe da Conder para orientar os prefeitos na condução do processo, como sempre ocorreu ao longo dos anos de forma republicana, tendo sido a reunião cancelada por duas vezes", completa.

Ao final, Zé Cocá afirma que, ao contrário do que vem sendo dito, não há qualquer motivo para que ele esteja “desesperado”, uma vez que ele não é candidato a nenhum cargo eletivo.

"O tempo gasto com acusações deveria ser utilizado para esclarecer aos prefeitos como os convênios serão executados", disparou o presidente da UPB.

Confira a nota na íntegra:

"O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, vem a público responder a matéria intitulada “Rui Costa e Luiz Caetano ampliam ofensiva contra presidente da UPB: "falsificação de documentos", publicado neste site.

O gestor que também é prefeito de Jequié esclarece que em momento algum a UPB direcionou qualquer comunicado aos municípios, tão pouco divulgou lista ou documento referente ao cancelamento de convênios firmado pelo Governo do Estado, através da Conder, com as prefeituras.

Zé Cocá esclarece que após nota publicada pela imprensa, no dia 7 de julho, em que o deputado Sandro Régis divulgou a cópia do Diário Oficial com a suspensão dos processos dos quais constavam uma extensa relação de convênios firmados com os municípios, diversos prefeitos buscaram a UPB para esclarecer dúvidas sobre a situação.

O gestor reitera que causou estranheza as acusações do secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano, que foi presidente da UPB e deveria saber que a nossa entidade preza pela defesa dos interesses dos municípios, de forma apartidária e transparente.  Por esse motivo, solicitamos inclusive que o nosso corpo técnico se reunisse com a equipe da Conder para orientar os prefeitos na condução do processo, como sempre ocorreu ao longo dos anos de forma republicana, tendo sido a reunião cancelada por duas vezes.

Não fica claro, portanto, a motivação de uma questão técnica está sendo tratada de tal maneira, com acusações infundadas, e deixando de lado a principal questão quanto ao esclarecimento aos gestores sobre o cancelamento ou não dos convênios e quais os procedimentos a serem adotados.

O presidente da UPB finaliza afirmando que ao contrário do que vem sendo dito não há qualquer motivo para que ele esteja “desesperado”, uma vez que ele não é candidato a nenhum cargo eletivo. O gestor sugere ainda que o tempo gasto com acusações a ele deveria ser utilizado para esclarecer aos prefeitos como os convênios serão executados".

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp