Feriado / 2 de Julho

Dois de Julho: Caboclo e Cabocla são as principais figuras da festa cívica

Arquivo BNews
Conheça a história dos símbolos da Independência da Bahia  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 02/07/2018, às 04h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As duas principais figuras no Cortejo 2 de Julho estão representadas pelo Caboclo e a Cabocla. As imagens, esculpidas por Manoel Inácio da Costa, surgiram em 1840 ou 1849 (há divergências nas datas). O caboclo representa os índios e mestiços baianos que lutaram pela Independência da Bahia contra as tropas portuguesas, derrotadas no dia 2 de Julho de 1823. Já a Cabocla representa a índia Catarina Paraguaçu e a figura feminina nas lutas pela independência.

O índio teve participação importante nas lutas pela independência. Ele representava o "verdadeiro brasileiro", o dono da terra, que somara seus esforços aos demais combatentes. Em 1896 foi erguido um monumento em sua homenagem, na Praça 2 de Julho (Campo Grande), em Salvador.  

Durante todo o ano, as esculturas ficam abrigadas no pavilhão Dois de Julho, no Largo da Lapinha. No cortejo, geralmente, as figuras são enfeitadas com flores e palmeiras carregadas por pedidos, bilhetes e oferendas. 

Eles percorrem os 3,6km nas carruagens de madeira do Largo da Lapinha até o Terreiro de Jesus, no Pelourinho. O retorno das imagens ocorre dia 5 do mesmo mês com outra grande fanfarra, geralmente à noite e regido por grandes orquestras, estudantes, músicos, instituições, charanga e batucadas.

Em 2016, as figuras foram homenageadas com o tema da festa cívica: Caboclos – símbolos da liberdade! 


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp