Acidente

Mercado do Peixe de Itapuã desaba parcialmente e deixa crianças feridas

Publicado em 29/02/2012, às 07h53   Redação BNews



Parte da laje do Mercado Municipal, localizado na Rua Genebaldo Figueiredo, em Itapuã, conhecido como Mercado do Peixe, desabou na tarde desta terça-feira (28), deixando quatro pessoas feridas.


Um vendedor de peixe que trabalha na região, Gilson José Santos Bastos, de 28 anos, que sofreu várias escoriações nas costas e um ferimento na cabeça, contou ao Bocão News como o acidente aconteceu. "Eu estava sentado falando ao celular quando o negócio desabou. A pancada foi tão forte que feriu minha cabeça. Eu tentei correr e quando olhei para trás vi as duas crianças sangrando e a mulher desesperada", disse.

Além de Gilson que foi atendido no posto de saúde de Itapuã, estão entre as vítimas a dona do Bar Restaurante A e B, Alzira dos Santos.
Este ponto comercial foi um dos mais prejudicados. Duas crianças, a filha de Alzira e a colega da menor também foram atingidas.

Agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local e prestaram socorro às vítimas. Alzira foi encaminhada para o hospital Menandro de Farias com escoriações leves. E a filha dela que apresentava ferimentos graves, foi encaminhada para a emergência do posto médico de Itapuã e depois transferida para o Hospital Geral do Estado. O estado de saúde dos envolvidos ainda é desconhecido.


De acordo com o subsecretário para assuntos da Defesa Civil, Osny Bonfim, o mercado está interditado. "Há risco de novos desabamentos. A estrutura apresenta rachaduras e ferragens estão à mostra. Nós vamos isolar a área para uma melhor avaliação dos riscos", disse.


Erguido em 1951, o Mercado do Peixe de Itapuã, administrado pelo município, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), foi revitalizado e entregue a população no dia 12 do setembro de 2008.

De acordo com informações divulgadas no site da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), o estabelecimento que abriga variados do comércio, ganhou mais um boxe, totalizando 27 permissionários e teve restauradas as instalações elétrica e hidráulica, assim como o piso, gradil, pintura externa e interna, além da construção de novos sanitários.
Ele chegou a ser interditado e demolido na década de 80 devido ao estado precário das instalações.

A reforma é criticada por um ativista da Associação dos Moradores de Itapuã, conhecido como "Raimundo Bujão", 54 anos. "Tem que interditar o mercado todo. Fico imaginando se isso acontecesse no domingo (26), quando teve o sambão aqui. A tragédia seria pior. Quando chove tudo isso aqui fica alagado. Não houve reforma, a prefeitura fez uma "maquiagem" e disse que reformou", colocou o morador da localidade.

A Defesa Civil registrou até às 16h45 desta terça-feira, 09 ameças de desabamento, 01 ameça de desabamento de muro, 02 ameças de deslizamentos, 01 desabamento parcial, 01 infiltração e 02 orientações técnicas.

*Matéria originalmente publicada em 28 de fevereiro às 14h 

Fotos: Bocão News // Gilberto Júnior

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp