Cidades

Comissão de Agricultura da Câmara Federal faz audiência para tratar de grilagem no oeste da Bahia

Divulgação
Família de dono de terra que há mais de 30 anos briga na Justiça com grileiros apoiou a audiência  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/03/2019, às 19h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os membros da Comissão de Agricultura da Câmara Federal deliberaram pela realização de uma  audiência pública para discutir as grilagens de terras que vem ocorrendo há anos no oeste da Bahia, também na região conhecida como Coacerol. O requerimento pela audiência foi do Deputado Federal Carlos Tito e ainda não tem data para ocorrer.

A família José Valter Dias, dono de terra em Formosa do Rio Preto, no oeste baiano, em um caso de grilagem que já se arrasta na Justiça há mais de 30 anos, por meio dos seus representantes legais, manifestou apoio integral à decisão da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados Federais. Eles acreditam que o problema da grilagem e falsificação de documentos públicos, deveria ser externado para toda a sociedade.

Em agosto, durante a Operação Oeste Legal, da Polícia Federal, Civil e Ministério Público várias grileiros foram presos e falsificadores de documentos públicos que operam na região. O objetivo era combater grupos organizados de ‘grilagem de terras’’ que já aplicaram golpes com prejuízo superior a R$ 30 bilhões na região. Os investigados usavam documentos fraudulentos e, após transferir a propriedade das terras, para os nomes de pessoas e empresas ligadas ao grupo, faziam operações bancárias e financeiras, dando os documentos como garantia.

A família Dias protocolou em Brasília, na quarta-feira (23), perante a Comissão de Agricultura da Câmara Federal, extenso memorando contendo todo o histórico cronológico dos fatos, decisões judiciais, contendo cópias integrais dos processos judiciais e comprovações das fraudes e falsificações que apontam as grilagens realizadas na Coacerol. Além da documentação, foram feitos requerimentos para convocação de diversas pessoas diretamente envolvidas nesses fatos para prestarem esclarecimentos, bem como a convocação de diversos órgãos e autoridades que atuam ou atuaram nos diversos processos e procedimentos.

Matéria Relacionada:

Desembargadora derruba liminar e mantém decisão de juiz no caso dos grileiros no oeste da Bahia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp