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Empresas da China, Itália, Espanha e França conhecem detalhes do projeto da Ponte Salvador-Itaparica

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O Governo do Estado garante, no projeto, um número mínimo de tráfego para a viabilidade econômica da ponte   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 17/06/2019, às 22h19   Redação BNews


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Chineses, italianos, espanhóis e franceses foram apresentados, nesta segunda-feira (17), aos detalhes técnicos do projeto para a construção da Ponte Salvador-Itaparica, que compõe o Sistema Viário Oeste (SVO), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em Salvador. O encontro reuniu representantes das empresas interessadas, dos organismos financiadores nacionais e estrangeiros, o vice-governador e titular da SDE, João Leão, além dos secretários Walter Pinheiro (Planejamento), Bruno Dauster (Casa Civil) e Marcus Cavalcanti (Infraestrutura).

O projeto, que inclui a construção da Ponte Salvador-Itaparica, está orçado em R$ 5,34 bilhões, com aporte de R$ 1,51 bilhão do Governo do Estado. A iniciativa abrirá perspectiva para que a região diretamente impactada receba, durante a concessão, investimentos públicos e privados três vezes maiores que os recursos gastos na obra.

João Leão, vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, informou que o Governo do Estado garante, no projeto, um número mínimo de tráfego para a viabilidade econômica da ponte Salvador-Itaparica: 

As empresas que tiveram representação no evento foram a Acciona (Espanha), CCCC e Concremat (China), CREC (China), Hydros Engenharia (Brasil), Salini Impregilo (Itália), OAS (Brasil) e Vinci (França). Além dos bancos BNB, BNDES,  BOCOM, Haitong, CCB e CDB e representante do Consulado da Itália.     

Sistema Viário do Oeste

Segundo o governo, o sistema beneficiará 10 milhões de pessoas, que vivem em cerca de 250 municípios da Bahia. Com a construção da ponte e demais intervenções viárias do projeto, a Ilha de Itaparica, o sul do Recôncavo e o território do Baixo Sul terão o crescimento socioeconômico estimulado, como ocorreu no Litoral Norte após a construção da Estrada do Coco e da Linha Verde.

O plano de desenvolvimento prevê o estímulo a nove setores: educação, saúde, segurança pública, logística, indústria naval, turismo, agricultura, comércio e construção civil. Em 30 anos, a expectativa é que o crescimento dessas atividades crie 100 mil novos postos de trabalho. 

A ponte Salvador-Ilha de Itaparica será a segunda maior da América Latina, com 12,4 quilômetros de extensão e ocupará a 23ª posição no ranking mundial de pontes.

Classificação Indicativa: Livre

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