Cidades

Salvador terá feira com produtos da agricultura familiar a partir de sábado (23)

Andre Frutuoso/Ascom SDR
Programação coordenada pela SDR integra a 32ª Fenagro, que vai até o dia 1º de dezembro, no Parque de Exposições  |   Bnews - Divulgação Andre Frutuoso/Ascom SDR

Publicado em 20/11/2019, às 18h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Delícias produzidas no interior da Bahia estarão à mostra na 10ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece de 23 de novembro a 1º de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador – dentro da programação da 32ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro).   

Este ano, além dos produtos já conhecidos como as cervejas artesanais de umbu e de licuri, linguiça de tilápia,  iogurte de café, umbu e licuri e licuri caramelizado, a feira traz novidades como cerveja de maracujá da Caatinga, iogurte de abacaxi, cosméticos feito à base de mel, drinks de café, chopp de licuri, de cupuaçu e de mel de cacau, barras de chocolate com pimenta, gengibre entre outros. 

Considerado o maior evento de comercialização da agricultura familiar do país, a feira é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/BA), e apresenta na capital cerca de 3 mil produtos, de mais de 400 empreendimentos de toda a Bahia, em 27 armazéns cenográficos.

Será lançado ainda um novo selo da agricultura familiar, que se tornará obrigatório pelas associações e cooperativas a partir da portaria da SDR. Durante a feira, a Bahia também fará a adesão, oficialmente, à Década da Agricultura Familiar, lançada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). 

Integram a 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária uma Praça Gastronômica com uma Vila do Forró, uma Cozinha Show, Praça Quilombola, Praça Indígena, Feira de Artesanato e Feira Tecnológica. Haverá também conteúdo técnico-científico como o Simpósio de Pesquisas, as inovações do Balcão Tecnológico, seminários temáticos e eventos diversos, para fortalecer a agricultura familiar da Bahia, além de uma vasta programação cultural. 

Cozinha Show
Na Cozinha Show – Sabores e Saberes da Agricultura Familiar, nomes renomados na gastronomia como Fabrício Lemos, Marina Sabino, Bruna Moreira, Andrea Albuquerque, Caco Marinho, Rafael Zacarias e José Morchon farão uma interação entre a gastronomia e a origem dos alimentos com a apresentação de pratos desenvolvidos a partir dos produtos comercializados na feira. 

Programação cultural
Entre os destaques estão a apresentação do Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) e a banda Vai-Quem-Quer, na segunda-feira (25), o forrozeiro Flávio Leandro, na quinta-feira (28), Estakazero e Adelmário Coelho, no sábado (30). Os shows acontecem na Vila Forró da Praça Gastronômica, sempre a partir das 19h.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp