BNews Pet

Saiba os cuidados para ter cachorros em apartamento

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/02/2021, às 16h45   Jones Araújo*


FacebookTwitterWhatsApp

Ter um cachorro traz para os donos uma série de benefícios. Estes animais aprendem a ser dóceis e sempre irão te esperar em casa com animação, o que já dá uma carga na ‘bateria’ gasta em um dia estressante de trabalho.

Assim como os filhos, para garantir o bem-estar destes companheiros de quatro patas é importante estar atento a uma série de responsabilidades e elas podem aumentar, se o imóvel se tratar de um apartamento. Além de seguir as normas do condomínio, é preciso separar um cantinho para o seu melhor amigo, manter a limpeza em dia, enriquecer o ambiente, entre outras tarefas.

A estudante de odontologia, Dymi Borges, já faz tudo isso com seus cachorros. Ela vive em condominio na graça com os pais e o irmão e para garantir o bem-estar de Simon (cachorro da raça Golden) e Eva (uma Jack Russel), sempre que possível passeia com os pets em locais abertos, assim, segundo ela, compensa a falta de espaço.

“O espaço aqui é pequeno, mas aí pra compensar eles descem para quadra ou saímos por aí para correr um pouco. Gosto de [brincar com eles de] pega-pega e de esconder os brinquedos que eles acabam comendo depois”, conta a estudante.

Ela afirma que esses passeios sempre são feitos de dois em dois dias, a partir das 17h, que o sol está frio, para que os cachorros não queimem as patinhas.

Referente as regras do condomínio sobre os ambientes por onde transitar com os animais, Dymi diz que a família segue à risca, mas, mesmo assim, já teve problemas com o administrador do local.

“Seguimos as regras, tivemos problemas por conta dos latidos. Uma vez recebemos reclamação porque Simon estava latindo muito. Mas aqui tem muito cachorro no prédio, então não dá pra saber de onde vem. Eu briguei feio com a ADM do prédio por conta disso, pq eu não colocaria uma mordaça nele [no cachorro] só pra que os outros possam dormir de tarde.Se o prédio permite cachorros, sabe que uma hora eles vão latir”, relembra.

A estudante conta que manter os dois amigos de quatro patas, que já têm dois anos e meio,   não é barato, mas para ela, o amor que esses bichos dão compensa.

“Cachorro é um animal, mas dá o mesmo trabalho que filho [criança]. Tem despesa com médico, com alimentação, banho, tudo direitinho. É caro manter, mas o amor compensa muito. Sempre que a gente chega em casa, somos recebidos com um dengo. Quando não estamos bem eles percebem, nos consolam, quando brigamos eles latem, como se tivessem tentando interagir também”.

De acordo com Dymi, toda a família divide as tarefas em casa para cuidar dos bichos, principalmente do golden, Simon, que é grande e “espaçoso’”.

“Ele é bem grande, espaçoso, e folgado. Não é fácil, mas é meu bebezão. Aqui um limpa cocô, outro dá banho, outro brinca, outro leva pra passear, quando não sai todo mundo”, explica.

*Colaborou o jornalista Jones Araújo em parceria com a Editoria BNews Pet

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp