BNews Pet

Saiba o que fazer quando encontrar um filhote que caiu do ninho

Pixabay
Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 28/03/2021, às 06h00   Jones Araújo*


FacebookTwitterWhatsApp

Você sabe o que fazer quando encontrar um filhote de pássaro caído em seu quintal? Devido a fortes chuvas, ventania, que surgem nesta época, casos como esses são comuns de acontecer, mas é de extrema importância entender quais medidas tomar, para não causar problemas para os animais. De acordo com o biólogo, Raphael Igor Dias, que é especialista em aves, o primeiro cuidado é tentar dar espaço para o bicho, não se aproximar muito do ninho e jamais pegar no ovo e filhote, pois isso faz com que os pais abandonem a ninhada e acaba atrapalhando a reprodução.

"Eles [pais] tiveram confiança que aquele local é seguro, mas grande movimentação [de pessoas próximo ao ninho] pode fazer com que os pais entendam que aquele local é perigoso e já não é tão adequado para reproduzir e podem largar os filhotes lá", afirma o biólogo.

Segundo Raphael, se o filhote encontrado for muito novo e não consegue se locomover, o ideal é colocar de volta no ninho, mas se o animal estiver desenvolvido e conseguindo se deslocar, é bom deixar a ave no local e observar à distância os pais alimentarem os filhotes. Ele alerta que nesses casos, se a pessoa tiver animais domésticos em casa é preciso deixar esses bichos afastados do ninho.

"Gatos e cachorros podem atacar os filhotes, como também derrubar o ninho e pode ser danoso para a espécie", explica o especialista, completando que a alimentação dada pelos pássaros adultos aos filhotes às vezes demora, mas se for notado que passou muito tempo e o animal caído não foi encontrado pelos pais, a pessoa pode tentar alimentar o bicho.

"Em caso extremo, se for um filhote pequeno que perceba que ele não vai sobreviver, pode se tentar dar alimentação, com alguns produtos comerciais que são vendidos para alimentar filhotes, o ideal seria saber qual a espécie para comprar o alimento mais adequado. A pessoa pode tentar alimentar este filhote até chegar em uma idade que ele consiga sobreviver sozinho e inserir ele novamente na natureza, no mesmo local", orienta.

A alimentação feita pelos pais passam anticorpos essenciais para o crescimento dos filhotes. Por este motivo, o biólogo alerta para saber a espécie do animal antes de dar a comida.  “Se você desconhece qual alimento adequado para aquela espécie causará consequências [para o bicho]. Os filhotes tem alimento diferente dos adultos. O ideal é evitar ao máximo ter que alimentar a ave”.

Cativeiro
Raphael também chama atenção para a posse destes animais. “Às vezes as pessoas querem fazer uma boa ação e acabam prejudicando, pegando o animal levando para o cativeiro. O animal criado em cativeiro tem uma reação de comportamento diferente do silvestre. Se ele se deparar com o predador não vai saber o que fazer”. 

Além disso, conforme o especialista, a posse de animais silvestres é um crime ambiental, e o mais certo a se fazer, é entrar em contato com os órgãos responsáveis da região para que o animal seja tratado da melhor forma possível. A recomendação também serve se a ave encontrada for adulta e estiver com asa quebrada.

“É importante levar para algum centro que recebe animais silvestres, dependendo do caso a polícia ambiental pode ser chamada, pois esse animal precisa de um veterinário”, finaliza.

*Colaborou o jornalista Jones Araújo em parceria com a Editoria BNews Pet

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp