BNews Pet

Boto-cinza é encontra morto com calcinha enroscada em nadadeira

Projeto de Monitoramento de Praias/BS Univille/Reprodução
Apesar da peça de roupa não ter sido a causa da morte, especialistas acreditam que ela prejudicava a mobilidade do animal  |   Bnews - Divulgação Projeto de Monitoramento de Praias/BS Univille/Reprodução

Publicado em 22/05/2021, às 10h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um boto-cinza foi encontrado morto na cidade de Itapoá, em Santa Catarina, com uma calcinha presa em sua nadadeira. Especialistas acreditam que a peça pode não ter sido a causa da morte, mas influenciou no quadro de debilidade do animal, que deveria ter dificuldades para nadar.

O corpo do animal foi resgatado no último domingo (16), mas o caso só foi divulgado pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP/BS Univille) nesta sexta-feira (21).

O boto-cinza, com nome científico de Sotalia guianensis, encontrado no litoral catarinense se tratava de uma fêmea jovem. Ela possuía 1,4m de comprimento e pesava 32,2 kg.

De acordo com os pesquisadores, a calcinha presa "de forma profunda", chegava a se enroscar não apenas na pele, como em parte da ossada do animal. A tese mais provável é que ela tenha se enroscado no tecido ainda bem jovem.

Fora a lesão no tecido, o boto apresentava sinais de debilidade crônica como magreza, pneumonia severa e grande quantidade de parasitas em parte do ouvido e nos pulmões, segundo informações do G1.

"O tecido foi cortando a pele de tal forma que a pele cresceu sobre a tira de pano. Quando as bordas da pele se tocaram, iniciaram o processo de cicatrização, mas a presença do pano manteve as lesões fistuladas, ou seja, abertas", explicou a médica veterinária, Giulia Gaglianone.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags