Brasil

Ministro Sergio Moro determina que Polícia Federal investigue humoristas que fizeram piada com autistas

Reprodução/YouTube
Pedido foi feito após ofício enviado pelo deputado federal João Roma   |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube

Publicado em 14/04/2020, às 17h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, acatou o ofício enviado pelo deputado federal João Roma (Republicanos) e determinou a Polícia Federal (PF) investigue a dupla de humoristas Dihh Lopes e Abner Henrique, após piadas com autistas. 

O mesmo ofício foi enviado por Roma ao Procurador Geral da República (PGR), Augusto Aras, e ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz. 

Procurado pelo BNews, o vice-presidente da Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA-BA), Leonardo Martinez, comemorou a ação do ministro Sergio Moro.

“Essa situação é infelizmente recorrente, só que, normalmente, após a repercussão negativa, eles voltam atrás, pedem desculpas e apagam o vídeo. Nesse caso, mesmo após repercussão, esses caras aí, entre aspas ‘humoristas’, disseram que não iriam mudar porque esse era o trabalho deles”, disse Leonardo.

“Ficamos ainda mais indignados. Conversei com o deputado João Roma, que está próximo da nossa causa, e pedi que ele acionasse o ministro da Justiça, a PGR e a OAB. Porque só repudiar não resolve”, ressaltou.

Nas redes sociais, Leonardo divulgou um vídeo ao lado do deputado. “Foi uma situação que chocou o Brasil inteiro. As famílias estão indignadas. Esperamos que as providências sejam adotadas para que crimes como estes jamais aconteçam”, disse o presidente da AMA-BA.

Veja vídeo:

Não vamos nos calar!! . Compartilhem esse vídeo e marquem todos os apoiadores de pessoas com autismo e outras deficiências, não pode ficar impune!!! . #Repost @joaoromaneto with @get_repost ・・・ Chegou ao meu conhecimento, através do vice-presidente da @ama.bahia, @realautismo , a apresentação de dois humoristas que tratavam de forma desrespeitosa pessoas portadoras do transtorno do espectro autista. Não foi só o sentimento de indignação que tomou conta de mim, mas também o senso de justiça, pois ali naquela apresentação foi cometido o crime de capacitismo, que é a opressão e discriminação praticadas contra a pessoa com deficiência. Com base nas informações e fatos, eu oficiei um pedido para o Ministro da Justiça @sfmoro, ao procurador geral da república, Augusto Aras, e ao presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, para que medidas enérgicas sejam tomadas contra esse tipo de crime, como forma de punição e exemplo social. Sou um apoiador da causa das pessoas com autismo, defensor da inclusão em todas as esferas e diante desse absurdo não poderia me calar. É inadmissível posturas como essa diante de tanta luta e tantas políticas para conscientizar e incluir pessoas com deficiência dentro da sociedade. Quando a piada ofende ou constrange o outro não é humor, mas sim desrespeito, crueldade e uma atitude criminosa. Toda minha solidariedade e respeito aos familiares de pessoas com TEA. Contem comigo para agir contra essa prática e cada vez mais lutar por um cenário melhor e mais inclusivo. . . #curta #compartilhe #autismo #autismobrasil #autismobahia #autismosalvador #inclusao #inclusaosocial #tea #educacaoinfantil #educacaoinclusiva #paisdeautistas #desenvolvimentoinfantil #paidoperiquito #sejaumpadrinhodaama #entendaoautismo #educacao #autismonãoéadjetivo #fonoaudiologia #fono #terapiaocupacional #psicologia #terapia #euapoioaama #quemAMAconstroi #caprichanainclusao #covid_19 #coronavirus #quarentena

Uma publicação compartilhada por Leonardo Martinez Autismo Real (@realautismo) em

Veja o vídeo que gerou revolta entre os internautas:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp