Brasil

Navio colide e destrói píer de travessia de balsas no litoral de São Paulo

Reprodução / Twitter
Bnews - Divulgação Reprodução / Twitter

Publicado em 21/06/2021, às 06h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um navio de carga com bandeira da Dinamarca colidiu e destruiu um terminal de passageiros da balsa entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, na tarde deste domingo (20). Por causa do acidente, o Departamento Hidroviário informou que a travessia ficou paralisada por cerca de 1h20 devido ao acidente. Ninguém ficou ferido.

O acidente aconteceu por volta de 14h, no terminal de travessia de balsas de bicicletas, de acordo com o G1. Um navio de carga, supostamente desgovernado, atingiu o píer de atracação e destruiu a estrutura. O Departamento Hidroviário informou que um navio bateu e danificou a plataforma de embarque de ciclistas, no lado Guarujá. O serviço retomou pouco depois das 15h.

As causas serão apuradas pela Capitania dos Portos. O navio Cap San Antonio estava carregado com contêineres cheios no momento do acidente. A embarcação estava atracada no Porto de Santos e tinha como destino o porto de Paranaguá (PR).

Autoridade Portuária
Por meio de nota, a Santos Port Authority (SPA) informou que o navio de contêineres Cap San Antonio, após deixar um terminal na margem esquerda por volta de 13h, ao navegar nas proximidades das travessias de balsas, atingiu um flutuador utilizado para embarque e desembarque de ciclistas das balsas que fazem a travessia Santos-Guarujá. Não houve vítimas.

Devido ao acidente, por determinação da Capitania dos Portos - responsável em conduzir a investigação sobre o acidente -, a embarcação deverá permanecer na área de fundeio para a avaliação das suas condições de segurança.

Segundo a SPA, o acidente não impactou as operações do Porto de Santos nem a navegação. Por volta de 15h, em função das condições meteorológicas (rajadas de vento de cerca de 60 km/h), sem qualquer relação com o acidente em tela, a Autoridade Marítima determinou a suspensão do tráfego de navios no Porto.

Marinha
O Comando do 8º Distrito Naval, por intermédio da Capitania dos Portos de São Paulo, informa que tomou conhecimento da ocorrência e que peritos da Capitania estão no local realizando as apurações iniciais sobre a ocorrência.

O navio, no momento, encontra-se fundeado na baía do Porto de Santos aguardando laudo da Sociedade Classificadora a fim de constatar se está em plenas condições de navegabilidade. Um inquérito administrativo será instaurado para apurar as causas e possíveis responsabilidades. A Marinha do Brasil afirma que incentiva a participação da população e disponibiliza o telefone 185 para denúncias e emergências náuticas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp