BNews Folia

Especialista lembra cuidados antes pegar estrada no feriadão de Carnaval

Publicado em 10/02/2017, às 23h44   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A animação com chegada do feriado prolongado de Carnaval deve também estar conjugada com os cuidados, especialmente para quem vai pegar a estrada, tanto para curtir a folia quanto para descanso.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os acidentes de trânsito são a terceira causa de mortes no planeta. Só no Brasil, 119 pessoas são diretamente afetadas e vítimas da violência de tráfego. Por conta do seu alto índice, muitos órgãos acabam adotando e implementando políticas públicas efetivas para a redução de acidentes.

De acordo com o presidente da Associação de Medicina do Tráfego na Bahia (Abramet), Antônio Meira, antes de viajar é imprescindível ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no prazo de validade e observar se o veículo está em condições seguras e confortáveis para o motorista e o passageiro. 

“A decorrência mais comum de acidentes nas vias são colisões frontais causadas pelo condutor alcoolizado, ou seja, a maioria dos acidentes acontece por falhas humanas como a falta de atenção e o desrespeito às leis de trânsito” informa Meira.

Para reduzir estes números, a Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e a Abramet lançaram recentemente a campanha nacional com o tema “Não dê Carona ao Sono!”. Com início em março deste ano, ela tem o objetivo de conscientizar os motoristas da necessidade e importância do descanso em intervalos regulares como forma de evitar acidentes nas
vias.

Além do sono e da falta de atenção, o motorista também pode sofrer com outros imprevistos, como falhas mecânicas do veículo, más condições na pista, principalmente em dias de chuva, podendo ocasionar a conhecida aquaplanagem – deslizamento do veículo sobre a pista molhada –, e perda do controle do utilitário. “O Carnaval é um período de muita festa e curtição e de aproveitar os bons momentos, por isso é tão importante à cautela e prudência na hora de pegar a estrada”, conclui Meira.

Veja dicas:

-  Deixar os documentos do veículo em dia e a carteira de
habilitação;
- Fazer a revisão periódica do utilitário
- Observar as condições climáticas do lugar de destino;
- Utilizar o cinto de segurança
- Verificar sistema de freios, iluminação, extintores e outros itens
de segurança
- Não ingerir bebidas alcóolicas;
- Redobrar a atenção, principalmente quando o movimento for maior
- Utilizar a cadeirinha – item obrigatório para as crianças
no veículo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp