Cidades

Demora de ônibus no Terminal de Integração é crítica unânime de usuários

Publicado em 15/01/2016, às 22h00   Tamirys Machado (Twitter: @tamirysmachado7)


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“Tímido”, o Terminal de Integração de Passageiros Acesso Norte, inaugurado na última segunda-feira (11), ainda não está funcionando em sua capacidade plena. Com apenas três linhas urbanas, o espaço, localizado próximo à Rótula do Abacaxi, fica a maior parte do tempo com passageiros circulando ou esperando os coletivos. A reportagem do Bocão News esteve no local nesta sexta-feira (15), em horário de pico. Uma queixa foi unânime entre os usuários presentes: a demora dos ônibus que fazem parte do sistema de integração. A equipe do site ficou mais de uma hora no local e apenas três ônibus passaram pelo terminal, dois urbanos e um metropolitano. Conforme a CCR Metrô, a média diária é de 1.200 usuários e 115 ônibus circulando no Terminal Acesso Norte.

Por unanimidade, os usuários ouvidos pela reportagem não reclamaram do metrô, mas colocaram em xeque a vantagem de utilizar o terminal neste período. “Estou decepcionada. O metrô é rápido, mas estamos há mais de uma hora esperando o ônibus. Não adianta nada. Daqui a pouco passa o tempo de duas horas e o ônibus não chega. Vamos ter que pagar de novo”, afirmou a técnica de saúde, Joselene Amorin. A preocupação com o tempo de duas horas é porque esse é o prazo para o intervalo de uso do ônibus/metrô, pagando apenas uma passagem. A usuária, contou ainda que um rapaz estava aguardando o coletivo e desistiu devido à demora do transporte.


Já a passageira Maria de Fátima, 49, foi mais enfática. Para ela a integração, da forma que está, não surtiu efeito. “Faltou a cereja do bolo nesta integração, que seria a quantidade maior de linhas. Assim do jeito que está não vale a pena”, disse.

Apesar de o Terminal de Integração ter sido inaugurado há apenas uma semana, a vendedora autônoma, Joseni Nascimento já é 'veterana' no uso do equipamento. “Desde o dia da inauguração que passei a usar. O metrô a mesma forma, pego direto”, revelou. O metrô foi aprovado, mas o terminal não. “Todo dia é essa demora dos ônibus”, contou.

A Secretaria de Mobilidade Urbana minimizou as críticas e informou que a operação ainda é experimental, que vale por 90 dias. Após esse período, o grupo de mobilidade da capital vai se reunir para rever o quadro. Serão avaliados quais linhas tiveram maior demanda, a quantidade de linhas que será acrescida, quais devem ser remanejadas, dentre outros aspectos. Segundo o órgão, a quantidade reduzida de linhas foi para ter uma noção da demanda de passageiros. Conforme a Semob, houve um critério para escolher as linhas que fazem parte da integração com estudos de demanda.


No total, 10 linhas urbanas fazem parte da integração e contam com um selo vermelho na frente dos ônibus. Desta, três têm parada no Terminal de Integração Acesso Norte e sete param em locais próximos às estações do metrô, como a Estação da Lapa e o ponto do Retiro. O gestor de operação da CCR Metrô, Hamilton Trindade, disse que o movimento fraco já era esperado nesta etapa. “Considerando que tem apenas três linhas integradas urbanas e quatro intermunicipais, está dentro do esperado. Sabíamos que não seria nada significativo. Tanto nessa primeira semana que é época de férias tem uma redução natural”, disse.  


“Este terminal tem capacidade para 70 mil pessoas. As baias deste acesso são iguais as que estarão no novo terminal de Pirajá e possibilitam que os ônibus percam menos tempo na chegada e saída”, completou. As linhas intermunicipais não têm integração tarifária, ou seja, os passageiros terão que pagar tanto para o ônibus quanto para o metrô e não passagem única. Os cartões só podem ser carregados nas estações do metrô e não nos terminais de integração.

O cartão de integração é gratuito e tem uma carga mínima de R$ 5. “Este cartão permite utilizar o ônibus que têm o selo vermelho de integração e o metrô, ou apenas o metrô”, explicou Trindade.


Linhas metropolitanas com parada no Terminal Acesso Norte.

861. URB    Mata de São João/Estação da Lapa, via BR-324 e Av. Heitor Dias.
803 A2. URB    Nova Dias D’Ávila/Estação da Lapa, via BR-324 e AV. Heitor Dias.
805A.URB    Madre de Deus/Estação da Lapa, via BR-324 e Av. Heitor Dias.
809. URB    Candeias/Estação da Lapa, via BR-324 e Av. Heitor Dias.

Linhas urbanas com parada no Terminal Acesso Norte que estão integradas com o metrô:

0919    Vale dos Rios / Stiep – Lapa
1108    N. Sra. do Resgate – Lapa
1113    Pernambués - Lapa


População perdida

A população soteropolitana ainda está se acostumando com o novo Terminal do Acesso Norte. Foi fácil ver pessoas buscando informações e sem saber o itinerário das linhas. O aposentado Jorge Calmon, 63, queria ir para a AV. ACM e achou que a linha Lapa/Garibaldi passava no itinerário desejado. Ele olhou o painel de informações ainda confuso quando foi abordado pela equipe de reportagem. Ao procurar os funcionários da Concessionária Integra, que deveriam estar no local parar esclarecer as dúvidas, não encontrou.

Funcionários da CCR Metrô que ajudaram o passageiro. Segundo a Semob os funcionários trabalham diariamente no horário de funcionamento do Terminal. O órgão informou ao Bocão News que vai buscar esclarecimentos junto à Integra sobre a ausência destes profissionais. Já a assessoria da CCR, disse que vai colocar um painel disponibilizando os itinerários das linhas para facilitar a comunicação. O terminal de ônibus funciona de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22h e aos sábados, das 5h30 às 14h30. Segundo a CCR, gradualmente o horário será ampliado conforme funcionamento da operação do metrô.

Segurança

Conforme a CCR Metrô, para garantir a segurança dos usuários, o terminal conta com 30 colaboradores diretos e terceirizados e 24 câmeras de monitoramento que são interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia. O espaço tem cerca de cinco mil metros quadrados. A arquitetura privilegia a luz natural e a utilização de lâmpadas LED, possui rota tátil para pessoas com deficiência visual, sanitários totalmente acessíveis e sala de primeiros socorros. A obra durou oito meses e contou com 450 operários diretos, indiretos e terceiros envolvidos em dois turnos de trabalho.

Classificação Indicativa: Livre

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