Cidades

Após desabamento desta terça, prefeitura desapropriará casarões no Comércio

Publicado em 23/05/2017, às 17h41   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após o desabamento de parte da estrutura interna de um casarão na Rua da Bélgica, no Comércio, na tarde desta terça-feira (23), a prefeitura anunciou que serão desapropriados sete imóveis, todos próximos ao Mercado Modelo.

De acordo coma prefeitura, o imóvel que cedeu nesta tarde é privado e fica dentro da poligonal de tombamento do Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ao lado de outros dois terrenos, o casarão será desapropriado pela Prefeitura para a construção do Museu da História de Salvador e do Arquivo Público da cidade. 

Além de abrigar o Museu da História e o Arquivo Público, esse conjunto arquitetônico, que está abandonado, vai abrigar também o Museu da Música. As desapropriações, no valor total de R$1,8 milhão, foram garantidas na Justiça após esgotadas as tratativas com os particulares. O depósito será feito em juízo pelo Executivo municipal nos próximos dias - a data limite é 3 de julho. 

Representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), responsável pela implantação dos novos equipamentos culturais, estão no local do desabamento de hoje para verificar os eventuais prejuízos ao projeto. A Secult já instruiu o processo para contratação emergencial do escoramento da Casa dos Azulejos, onde vai funcionar o Museu da Música. Essa intervenção será executada pela Sucop  

Esses três novos equipamentos culturais serão construídos com recursos de financiamento do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur) e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O financiamento para o Prodetur será assinado pelo prefeito ACM Neto com o BID no início de junho. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp