Coronavírus

Pesquisa da Ufba prevê velocidade mais rápida do contágio do Coronavírus em bairros populares de Salvador; veja quais

Pixabay
O trânsito entre os bairros com moradores de maior poder aquisitivo com os de menor poder aquisitivo é um facilitador da contaminação   |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 30/03/2020, às 13h47   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Os bairros periféricos mais populares, com moradores de menor poder aquisitivo de Salvador lideram o risco de maior contágio do novo coronavírus. A informação foi validada por uma pesquisa do grupo de GeoCombate COVID-19 BA, coordenado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). O trânsito entre os moradores de bairros mais pobres nas áreas consideradas de classe alta, motivado principalmente pelo trabalho, é um facilitador da contaminação. 

Os autores e colaboradores divulgaram uma nota técnica com apresentação de um estudo aplicado com a projeção das localidades soteropolitanas com previsão de rapidez da proliferação do vírus causador da pandemia. O texto, ao qual o BNews teve acesso, foi concluído neste domingo (29) e divulgado nesta segunda-feira (30). 

Os oito bairros que estão classificados como o grupo de maior risco de contaminação são: Tororó, Vila Canária, Santa Cruz, Pirajá, Nova Constituinte, Santa Luzia, Boa Vista de São Caetano e Sussuarana. 

De quando começou a ser divulgado o boletim com casos por bairro até o último, conforme dados disponíveis no Twitter do secretário da Saúde, Léo Prates, a Pituba, o Horto e a Graça lideram o levantamento de casos confirmados na capital baiana. O dado utilizado pelos questionadores foi do dia 23. 

O ranking das localidades foi concebido através do cruzamento de dados de cada bairro e levam também em consideração a rigidez de viagens pelo transporte urbano de origem e destino; o grau do Índice de Desenvolvimento Urbano (IDH); o índice de Vulnerabilidade Social; de Densidade de Ocupação Familiar e do déficit de Saneamento Básico (abastecimento de água e esgotamento sanitário).

O estudo remonta uma análise espacial da cidade vinculada com as questões sociais e de Saúde. Não há análise de casos de mortalidade, mas somente contaminação. Foi levado em consideração o cruzamento de fatores sociais e dados do município junto às confirmações de Covid-19 emitidas pelos órgãos oficiais. 

MIGRAÇÃO - Como mencionado, apesar dos bairros de classe alta liderarem, atualmente, o ranking de casos em Salvador, onde também existem concentração de integrantes do grupo de risco (mais idosos), o deslocamento da população entre localidades é o maior facilitador da disseminação. 

A pesquisa ressalta também a importância de aprofundamento de três medidas: testar, isolar e rastrear novos casos, conforme as orientações dadas pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

“É importante refletir sobre a necessidade de ações prioritárias nestes locais por parte do poder público. Como orientação da OMS, os Indicadores de Risco aqui apresentados podem direcionar a escolha de locais de aplicação de testes diagnósticos, monitoramento dos casos e o subsequente isolamento dos indivíduos fora de suas residências nos casos em que a alta densidade domiciliar inviabiliza a quarentena doméstica”, sugere o texto dos pesquisadores. 

Já existe, conforme apurado pelo BNews, uma negociação junto ao poder público para fornecimento de dados mais atualizados para novas pesquisas que serão divulgadas pelo grupo.

SAIBA MAIS SOBRE O GRUPO - A equipe GeoCombate Covid-19 BA é formada por pesquisadores que atuam em diferentes instituições.

No site do grupo, a proposta da equipe é apresentada como forma de “apoiar os gestores, sociedade civil e pesquisadores contribuindo com estudos e investigações que estão sendo conduzidas por diferentes equipes”. 

O estudo é coordenado por professores pesquisadores da Ufba e composto também por profissionais autônomos ou ligados a órgãos executivos do poder público municipal, estadual e federal.

São profissionais da área de Geografia, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Transportes, Ciência de Dados, Saúde Pública, Geologia e Economia, com ênfase em análise espacial.

Clique aqui e acesse o estudo completo 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags