Coronavírus

Ministério da Saúde zera estoque de EPIs para profissionais da saúde

Reprodução/ Agencia Brasil
Fornecedores chineses informaram que  não podem realizar a importação dos equipamentos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Agencia Brasil

Publicado em 02/04/2020, às 13h07   Redação e O Globo


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Saúde zerou o estoque de esquipamentos de proteção para profissionais da área que estão atuando no combate à pandemia de coronavírus no país, segundo o jornal O Globo.

A pasta distribuiu 40 milhões de itens a estados e municípios e tenta comprar cerca 720 milhões de produtos, sendo 200 milhões de máscaras.

O ministro da Saúde, Henrique Mandetta, informou que os fornecedores chineses não podem realizar a importação dos equipamentos de proteção individual  (EPIs) devido a grande procura de diversos países pelo produto.  Ele destacou que, por enquanto, as secretarias locais de Saúde estão abastecidas com o material. No entanto, o pico da epidemia é previsto para este e os próximos dois meses.

O ministro fez um apelo a gestores estaduais e municipais que também façam suas compras de equipamentos de proteção individual. As declarações sobre problemas nas compras foram dadas em coletiva de imprensa na Palácio do Planalto nesta quarta-feira (1ª).

Mandetta recomendou o uso de máscaras de tecido até para os brasileiros que não estiverem apresentando os sintomas, mas precisem sair de casa. Ele afirmou que negociou a confecção de máscaras desse material com setores da indústria têxtil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp