Coronavírus

Ministério corrige data e informa que primeira morte decorrente da Covid-19 foi registrada em 25 de março

Reprodução/Pixabay
Informação diverge com registros da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, que diz que vai "apurar" o caso  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 03/04/2020, às 15h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Saúde corrigiu nesta sexta-feira (3) a informação divulgada de que a primeira morte registrada por Covid-19 no país tinha sido no dia 23 de janeiro. Com a correção, o primeiro óbito confirmado da doença foi no dia 25 de março.

"O Ministério da Saúde foi comunicado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta sexta-feira (3) sobre a conclusão de investigação do possível primeiro caso de Covid-19 no Brasil. A informação de início dos sintomas foi alterada de 23/1/2020 para 25/3/2020. Os dados no sistema de notificação estão sendo atualizados.”, diz nota enviada ao G1 pela pasta, que alegou que o erro foi da SES-MG, “responsável” pelo cadastro no sistema.

Até o momento, não tinha sido notificada nenhuma morte em Minas Gerais na data informada pelo Ministério da Saúde, 25 de março. O primeiro óbito no estado só foi confirmado no dia 29 e divulgado no dia seguinte pela SES-MG. No início da tarde desta sexta-feira (3), o boletim divulgado pela pasta confirma seis mortes por Covid-19 em Minas Gerais, mas nenhuma ocorrida no dia 25.

A SES-MG diz que ainda apura o caso e que aguarda informações do governo federal para que o caso seja identificado e sejam adotadas as “medidas pertinentes”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp