Coronavírus

Salvador tem 16 mil pacientes recuperados da Covid-19

[Salvador tem 16 mil pacientes recuperados da Covid-19]
Por: Pixabay Por: Redação BNews 0comentários

Salvador tem se empenhado em barrar o avanço de novos casos de Covid-19 na cidade e o esforço tem apresentado resultados positivos. Até domingo (28), de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram curados 16.145 cidadãos acometidos com a doença, de um total de 31.977 casos confirmados. Esse número engloba pacientes que foram ou não hospitalizados e que tiveram ou não a forma mais branda da doença.

De acordo com a infectologista da SMS, Adielma Nizarala, será necessário aguardar os próximos dias para verificar uma possível redução da transmissão. Isso porque, mesmo o feriado do São João ter sido antecipado para maio, muitas pessoas foram para outras cidades do estado nos últimos dias 23 e 24. "Parte dessas pessoas que foram para o interior vão retornar para Salvador. Então, estamos antenados esperando a próxima semana, entre os dias 30 de junho e 5 de julho, para verificar se os novos casos vão continuar regredindo”, destaca.

Adielma reforça que a diminuição, até o momento, no quantitativo de novos casos se deve às medidas de proteção à vida implantadas na cidade. Em suma, para todos os pacientes que apresentaram a doença e aos demais soteropolitanos que não estão com o vírus, as recomendações de isolamento social, higienização das mãos e saídas apenas necessárias sempre com o uso obrigatório de máscaras continuam sendo as melhores maneiras de proteger a si e ao próximo.

Cuidados – A médica explica que cada paciente recuperado precisa passar por cuidados específicos a depender da intensidade que foi acometido com a doença, imunidade e demais fatores que são próprios de cada indivíduo. Aqueles que apresentaram um quadro leve da doença e ficaram em isolamento em casa, por exemplo, não apresentam grandes demandas após a recuperação do Covid-19. Isto, claro, é avaliado com base no histórico de cada paciente.

Já os cidadãos que ficaram internados e necessitaram de ventilação mecânica, tiveram um acometimento grande dos pulmões ou ficaram muito tempo internados carecem de uma série de cuidados após o retorno para casa. Dentre alguns desses cuidados, a depender sempre de cada paciente, estão a fisioterapia e cuidados com a alimentação.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

PodCast

Mais Lidas