Coronavírus

Infectologista confirma cepa mais transmissível e com poder maior de mutação na Bahia e alerta para o uso de máscara

Divulgação Hospital Aeroporto
Antônio Bandeiras reforça que o número de novos casos contaminados pelo novo coronavírus está "muito alto" na Bahia  |   Bnews - Divulgação Divulgação Hospital Aeroporto

Publicado em 22/02/2021, às 08h24   Raul Aguilar


FacebookTwitterWhatsApp

O infectologista Antônio Bandeira, que integra a Vigilância Epidemiológica da Bahia, publicou um vídeo em uma rede social fazendo alertas sobre o estágio da epidemia do novo coronavírus na Bahia. Ele confirma que já há uma transmissão comunitária da nova cepa do coronavírus identificada na Inglaterra em solo baiano. 

“Estamos na faixa de 4.000 casos novos de covid por dia aqui no estado da Bahia. Temos a cepa comunitária P117, que é aquela do Reino Unido que gerou aquele pânico todo na Europa, já circulando aqui na Bahia; a partir do que o conversei com vocês no último vídeo, dos dois casos que já tinham sido identificados previamente, e temos também nesse momento um toque de recolher", explicou Bandeira 

O médico explica que o momento é de reforçar o que classifica como o "comportamento de segurança", que prevê, entre outras coisas, o uso de máscaras e o distanciamento social: "Isso na verdade aponta para uma situação em que a gente tem que cada vez mais reforçar o comportamento de segurança para a gente evitar a transmissão da Covid-19. Está muito claro que essa cepa do Reino Unido é muito transmissível e, além de ser muito transmissível, ela pode adquirir aquela mutação E484K, que eu comentei com vocês, que dá ao vírus uma melhor adaptação e sequência de mutações que podem vir a ocorrer para inclusive se tornarem mais resistentes". 

Antônio Bandeiras reforça que o número de novos casos contaminados pelo novo coronavírus está "muito alto" na Bahia.

"O Número de casos de Covid em quatro mil aponta para um número alto, se são quatro mil casos por dia, isso acaba representando que no mês a gente terá aproximadamente 120 mil casos. Nós temos que reforçar cada vez mais o uso da medida de prevenção que é a máscara. Estamos tendo uma epidemia de gente do nosso entorno se contaminando com a Covid-19, e o que que está acontecendo? Ninguém tá usando máscara", desabafou o especialista. 

Veja o vídeo:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp