Coronavírus

Sesab desmente fake news de Dr. Raíssa e reforça que quem já foi contaminado precisa se vacinar

DIvulgação/Sesab
Ainda não há nenhuma evidência sobre o tempo exato da imunidade natural, além do surgimento de novas variantes  |   Bnews - Divulgação DIvulgação/Sesab

Publicado em 04/04/2021, às 18h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) se manifestou após a secretária de Saúde de Porto Seguro, Dra. Raíssa Soares, gravar um vídeo com informações falsas sobre a Covid-19.

Em nota, a Sesab desmentiu a secretária e reforçou que as pessoas que já foram contaminadas com a Covid-19 também precisam tomar as duas doses da vacina.

Ainda não há nenhuma evidência sobre o tempo exato da imunidade natural, além do surgimento de novas variantes.

"Todos os pacientes que tiveram o diagnóstico positivo para a Covid-19 devem se vacinar com as duas doses da vacina, sendo a primeira dose após 30 dias a partir do início dos sintomas da Covid-19 ou da data de coleta da primeira amostra de RT-PCR positiva para Sars-CoV-2. Esta é a orientação das autoridades sanitárias federal e estadual", diz o texto da Sesab. "A imunidade natural (provocada por doença) não possui um tempo exato de permanência, logo é preciso fazer o esquema vacinal em duas doses", completa.

Sem citar possíveis sanções à secretária, a Sesab diz que a nota é para esclarecer a orientação errada da médica, que ficou conhecida e ganhou o cargo na cidade após ficar famosa nas redes sociais. 

Ela ganhou notoriedade após gravar um vídeo endereçado ao presidente Jair Bolsonaro, em que pedia o envio de cloroquina para a cidade de Porto Seguro. 

O pedido foi aceito e Bolsonaro enviou à cidade 40 mil comprimidos do remédio, comprovadamente ineficaz para combater o vírus.

No trecho do vídeo da entrevista da secretária ao jornalista Fernando Betteti, Raíssa diz que“quem teve Covid só deve tomar uma dose da vacina. Eu tenho visto pessoas que já tiveram Covid tomando as duas doses. Fica o alerta, que é uma recomendação, que quando as vacinas chegam pra nós, com uma orientação por escrito, como se fosse as bula das caixinhas. E a recomendação da Sesab, aqui da Bahia, tem orientado e acredito que seja uma orientação federal, é que quem já teve Covid já estimulou o sistema imunológico uma vez. Toma uma dose da vacina, não toma duas.”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp